Busca rápidaX

MANCHETES

Ataque de lagartas em lavouras de soja e milho preocupa agricultores da região de Ijuí

17 de outubro de 2019

Lavouras de soja e milho na região de Ijuí sofrem com o ataque de lagartas que já causam prejuízos. De acordo com o servidor do escritório municipal da Emater de Ijuí, Edewin Bernich, a praga é a mesma que atacou a atual safra de trigo, portanto, ficou nas lavouras.

Uma das espécies é a lagarta rosca e a outra é da família da lagarta Helicoverpa Armígera. Bernich explica que essas pragas atacam as plantas logo após a germinação das sementes e cortam as plantas rente ao solo.

Esses problemas foram relatados, por exemplo, pelo agricultor Remi Beck, que possui lavouras em Augusto Pestana. O produtor constatou lagartas na soja recém plantada e no milho já em desenvolvimento.

O funcionário da Emater explica que é fundamental que os agricultores façam o controle antes do plantio das culturas, ou seja, neste período, em relação à soja. Isso porque, após o cultivo a eliminação se torna difícil, uma vez que existe espécie de lagarta que se esconde no solo durante o dia e sai para se alimentar à noite, ou seja, quando já foi aplicado defensivo agrícola.

Além disso, especificamente a lagarta rosca tem ciclo de vida de 60 dias, portanto, permanece bastante tempo na lavoura.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí