Busca rápidaX

Atividades no Teatro Municipal Antônio Sepp em Santo Ângelo estão suspensas

20 de novembro de 2019

O Teatro Municipal Antonio Sepp não estará aberto a atividades culturais por período indeterminado. A decisão de suspender toda e qualquer atividade no local foi definida em comum acordo entre o Governo Municipal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público Estadual, sem que houvesse a interdição do teatro.
A informação é da secretária de Cultura, Neusa Cavalheiro, que reafirmou o empenho do governo na captação de recursos para a reforma e modernização do espaço, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC/RS).
Por quase três décadas sem receber grandes investimentos em infraestrutura e em adequações às novas legislações de prevenção e combate ao incêndio, e com recursos orçamentários disponíveis apenas para obras pontuais de recuperação e de manutenção, o teatro não comporta mais a realização de grandes eventos sem intervenções estruturais.
“Não temos condições orçamentárias de bancar uma reforma que atenda às adequações exigidas pela legislação vigente. A situação é insustentável e adotamos esta medida drástica. Estamos e vamos continuar empenhados em captar os valores necessários para as obras, garantindo acessibilidade em novo, amplo e moderno espaço e, principalmente, a segurança para os usuários desta importante casa cultural”, argumentou a secretária.
Segundo Neusa, o projeto para a modernização do teatro está orçado em R$ 3 milhões e o Governo Municipal tem empregado esforços na busca de recursos junto à iniciativa privada que pode abater até 20% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), por meio da LIC/RS, além de ter a marca da empresa em evidência no novo teatro.
O projeto arquitetônico foi elaborado pela “Casa A” sem custos para o município e vem sendo apresentado para empresários, agentes culturais e entidades de classe de Santo Ângelo desde janeiro, em audiências externas do Governo. A captação de recursos está sob a responsabilidade da produtora Impacto Desenvolvimento Cultural e a proposta tramita no sistema Pró-Cultura do Rio Grande do Sul.
A secretária explica que o processo de modernização do espaço está dividido em três etapas e que precisa de uma alta soma para executar a obra. “O município não dará início às obras sem a captação de R$ 1 milhão, valor que cobriria o custo total da primeira intervenção necessária às adequações. Queremos iniciar a obra e concluí-la”, declarou Neusa.
O prefeito Jacques Barbosa destacou a importância do Teatro Antonio Sepp para Santo Ângelo, não apenas sob o ponto de vista cultural, mas como espaço de fomento ao desenvolvimento socioeconômico do município. “O espaço tem sediado grandes eventos da área cultural, como o Canto Missioneiro, festivais de dança, de teatro e outras programações que atraem para Santo Ângelo um grande número de visitantes, alavancando a economia com o turismo. O município também vislumbra o teatro como fator de desenvolvimento econômico e social”, concluiu.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!