Busca rápidaX


MANCHETES

Ato político marca a abertura do curso de medicina na Unijuí

9 de março de 2019

O ato político promovido pela Unijuí na última sexta-feira (08), serviu para a instituição mais uma vez ratificar seu nome junto a comunidade e mostrar o empenho entre os vários setores em prol da criação do curso de medicina pela instituição em Ijuí.

O encontro teve a presença de ex-reitores da universidade, atuais professores e funcionários da instituição de ensino além de autoridades políticas como os deputados federal Elvino Bohn Gass (PT) e estadual Gérson Burmann (PDT), além do ex-prefeito e então chefe do poder executivo há época do lançamento do edital, Fioravante Ballin e do atual prefeito Valdir Heck. Também participou do ato o presidente do Hospital de Caridade de Ijuí Cláudio Matte Martins, e representantes de entidades de classe como Sindicatos e a Associação Comercial e Industrial de Ijuí.

Em praticamente todas as falas se constatou a importância da união de esforços, tanto no aspecto educacional como político. Em entrevista à RPI o Gerente de Marketing da Unijuí Giancarlo Bottega ressaltou o esforço da comunidade acadêmica e frisou que o próximo vestibular para o curso ainda vai ocorrer em separado dos demais cursos.

Por outro lado, o coordenador do curso, médico Jorge Brust ressaltou um fato único para cada novo curso. Pelo fato de ser a primeira turma, a recepção aos alunos, neste caso, não vai se feita por veteranos e sim pela própria universidade, o que evidentemente gera a não existência do chamado trote acadêmico.

Para a reitora Cátia Nehring, o momento é de marcar cada vez mais o nome da Unijuí no cenário nacional enquanto universidade. O ato político foi um momento de agradecimento da instituição acadêmica aos entes que foram decisivos na implantação do curso em Ijuí, mais especificamente na Universidade.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí