Busca rápidaX


MANCHETES

Audiência pública em Ijuí debaterá novidade sobre permanência de famílias na beira dos trilhos

29 de maio de 2019

Total de 36 municípios do Rio Grande do Sul têm famílias que residem à beira dos trilhos da viação férrea e correm o risco de terem que sair dos terrenos, visto pedido de reintegração de posse por parte da empresa Rumo Logística, detentora do direito de serviços de trem no Estado.

Ijuí é um desses municípios e possui estimativa de aproximadamente 700 famílias que moram na beira dos trilhos. Amanhã, às 19 horas e 30 minutos, haverá audiência pública na Câmara de Vereadores de Ijuí, com presença da Defensora Pública estadual, Isabel Rodrigues Wexel.

Na ocasião, vai ser discutido o processo dos moradores da beira dos trilhos, com a novidade recente de que a Defensoria Pública gaúcha ingressou com solicitação de regularização fundiária. Com isso, as prefeituras podem pedir a suspensão dos processos impetrados na Justiça por parte da empresa Rumo, ou seja, o que pode ajudar essas famílias.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, os vereadores Junior Piaia, do PC do B, e Adalberto Noronha, do PT, ressaltaram que a questão dos moradores beira trilho é um problema social. Em Santa Bárbara do Sul a prefeitura conseguiu a suspensão da reintegração de posse de um dos processos, com base no pedido de regularização fundiária da Defensoria Pública estadual.

Além disso, esses processos também tramitam no governo federal e no TRF4. A audiência pública de amanhã à noite no Legislativo ijuiense vai contar com presença das famílias interessadas, escritório jurídico Modelo da Unijuí, que defende as famílias, dentre outros.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí