Busca rápidaX

Audiência pública ocorre nesta semana em Ijuí para debater sobre futuro da Emater

25 de novembro de 2019

A Emater/Ascar Ijuí promove na próxima sexta-feira (29) uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Ijuí. O evento ocorre às 19h, e vai debater sobre a atual situação enfrentada pela entidade, que teve o convênio renovado com o governo estadual para somente seis meses. Esse convênio garante o repasse de recursos estaduais para a instituição de assistência técnica e extensão rural.
O debate é proposto pelo vereador petista Beto Noronha. Ele acredita que através dessa audiência, a primeira que ocorre no estado para debater o tema, seja possível uma posição por parte do governo estadual quanto ao futuro da Emater. “Se esse serviço for rompido quem vai sofrer é a comunidade, principalmente o agricultor” comenta o edil. Segundo ele, se for necessário, será elaborado na audiência um documento a ser entregue diretamente ao governador Eduardo Leite e ao secretário de Agricultura do RS, Covatti Filho, que recebeu convite para participar da audiência.

Representando a Regional da Emater, o Extensionista Rural Antônio Altissimo afirma que a incerteza quanto ao futuro da entidade preocupa, e a renovação do prazo somente por seis meses é curta, já que a Emater atende 232 mil famílias de agricultores em todo estado do Rio Grande do Sul. Ele afirma que os cortes já começaram, na medida em que neste ano, o Estado destinará um total de R$ 167 milhões à entidade, redução de 18% frente ao ano anterior.

Em entrevista à Rádio Progresso, a supervisora da micro regional da Emater, que abrange 12 municípios, Márcia Braitembach, disse que recentemente foi criado um movimento em todo Rio Grande do Sul, no qual reúne todas as entidades de classe dos funcionários, denominado “S.O.S. Emater”. A iniciativa tem por objetivo buscar junto ao governo do estado uma garantia quanto a continuidade do repasse do orçamento, para que, segundo ela, a entidade possa continuar o trabalho de extensão rural com qualidade e comprometimento.

Além do Governo Estadual, estão convidados para a audiência pública demais autoridades como prefeitos, senadores, deputados, vereadores, entidades da sociedade civil e organizada, além da comunidade em geral, cuja participação é muito importante, conforme salienta Beto Noronha, para que entendam o atual momento que a entidade vive.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!