Busca rápidaX


MANCHETES

Audiência Pública visa implantação de guarda municipal em Ijuí

1 de setembro de 2021

Uma Audiência Pública vai ocorrer nesta sexta-feira, 03 de setembro, no plenário da Câmara de Vereadores, para tratar da possibilidade de implantação de guarda municipal em Ijuí. A atividade quer discutir, em especial, a forma de constituição, os custos, a operacionalidade, a possibilidade de reaproveitamento dos agentes de trânsito, transformando-os em guardas municipais e outros temas pertinentes.

A Audiência terá início às 14h, com registro de presença e identificação. Posteriormente, às 14h10min, será realizada a abertura, e até às 15h ocorre a explanação das autoridades presentes quanto a temática. Depois deste momento, das 15h às 16h, será concedida a palavra aos participantes que queiram se manifestar, observado o limite máximo de 5 min por intervenção.

A iniciativa é do vereador Busnello (PSB). Ele destaca que neste dia estarão presentes representantes da cidade de Cachoeirinha, que já implementaram o sistema na cidade. Dentre eles, a Secretária de Segurança e Mobilidade, Tatiana Boasão, o comandante do trânsito, João Renato, o guarda municipal, Eduardo Vieira, e a Corregedora da guarda municipal, Carmem Bandeira.

Segundo o vereador Busnello (PSB), o propósito da participação é ouvir a experiência deles, se é positiva, se auxilia as outras forças e se ajuda a diminuir a criminalidade.

Na oportunidade, ele convida as lideranças dos bairros e da sociedade civil para participarem deste tema extremamente importante para a comunidade.

Em conversa com o vereador Bira Erthal (PL), líder de governo na Câmara, ele descreve que é favorável a implantação da guarda municipal porque o município deve zelar pelo patrimônio público, e considera muito importante esta iniciativa.

As guardas municipais são as instituições de proteção ao patrimônio público municipal e aos moradores dos municípios. Podem atuar também como auxiliares na segurança pública. Portanto, se consolida como uma atividade comunitária de segurança urbana.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí