Busca rápidaX

Champs Elysees

Aveia branca apresenta quebra de rendimento em parte das lavouras da região de Ijuí

5 de outubro de 2018

O mais recente informativo conjuntural do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, aponta que em torno de 15% do trigo está em maturação dentre os 44 municípios da área de abrangência. Do restante, aproximadamente 62% está em granação e 23% em floração.

Segundo a Emater, as chuvas e falta de luminosidade dos últimos dias prejudicaram o trigo. Há incidência de doenças foliares e giberela. Já em relação à aveia branca, em torno de 5% foi colhida. Cerca de 46% está em maturação e o restante em granação.

Há elevado índice de acamamento das plantas, em razão das chuvas, ventos e até granizo. As primeiras lavouras colhidas apresentam rendimento dentro do esperado, onde ocorreu baixo acamamento. No entanto, nas lavouras com maior incidência de acamamento a qualidade dos grãos foi afetada. A produtividade média está em 36,9 sacas por hectare.

Especificamente em Ijuí, as primeiras lavouras colhidas de aveia branca apresentam PH abaixo do exigido pelas empresas, portanto não pode ser destinada para consumo humano. Em Santo Augusto, a qualidade do produto é melhor.

Compartilhar
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!