Busca rápidaX

Aveia branca inicia fase de maturação na região de Ijuí; trigo e canola têm bom desenvolvimento

14 de setembro de 2018

O trigo da atual safra, dentre os 44 municípios de abrangência do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, está com 49% em desenvolvimento vegetativo; 34,60% em floração; e 16,40% em granação.

Segundo o agrônomo, Gilberto Bortolini, na região Celeiro, por exemplo, em Santo Augusto, a cultura está mais desenvolvida, visto temperaturas um pouco mais elevadas. As doenças estão controladas, porém existe registro de danos em parte do trigo em razão das últimas geadas, principalmente em áreas de baixada e onde o plantio ocorreu mais cedo.

Mesmo assim, o escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, mantém a perspectiva inicial de rendimento médio do cereal entre 53 e 54 sacas por hectare. No tocante à canola, 16,20% estão em floração e 83,80% em formação de grãos.

O agrônomo Bortolini comenta que no geral a planta está com bom aspecto, inclusive com melhor potencial produtivo que a safra passada. As geadas causaram poucos estragos. Da aveia branca, nos mesmos 44 municípios da região de Ijuí, 34,60% se apresentam em floração; 79% em granação e 4,30% em maturação. Há registro de acamamento da planta em alguns locais, o que pode resultar em perda de produção.

Compartilhar
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!