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Balcão do Consumidor orienta pessoas endividadas a procurar por renegociação

16 de fevereiro de 2021

O Balcão do Consumidor de Ijuí atende, neste momento, uma grande demanda relacionada ao endividamento de aposentados e pensionistas do INSS. Os segurados procuram o atendimento, após observarem que não há mais solução que não seja procurar por uma renegociação das dívidas, que são, na sua maioria, relacionadas a empréstimos consignados e linha de crédito pessoal.

Conforme a responsável pelo Serviço, Advogada Luana Borchardt essas pessoas buscam por uma operação de crédito na tentativa se sanar outras dívidas já existentes, o que acaba virando, segundo ela, uma “bola de neve”. “Está cada vez mais nítido que as pessoas não tem noção da sua vida financeira”, comentou.

Neste aspecto o Balcão do Consumidor busca orientar o cidadão em como proceder para conseguir renegociar as suas dívidas, com financeiras e agências bancárias. Após este primeiro atendimento, e não havendo possibilidade de negociação direta, a pessoa pode buscar o escritório Modelo da UNIJUI ou um advogado particular se sua preferência, a fim de executar uma repactuação. Outro ponto observado pela Advogada Luana Borchardt é que na maioria das vezes as financeiras ou agentes bancários, não disponibilizam cópias dos contratos de empréstimos e isso acaba dificultando a renegociação.

De modo geral, a Advogada responsável pelo balcão do consumidor alerta que as pessoas não comprometam mais de 35% de sua renda com empréstimos consignados ou financiamentos bancários. O balcão fica instalado junto ao PROCON de Ijuí e atende gratuitamente a comunidade. Ele é constituído através de uma parceria entre o Poder Executivo, Ministério Público e Unijuí.

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Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
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