Busca rápidaX

Bancada gaúcha garante recursos para acessos asfálticos no RS

23 de outubro de 2019

Uma das lutas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs – diz respeito ao esforço para que sejam garantidos recursos do governo federal, no próximo ano, a fim de ampliar asfaltamentos de acessos municipais que ainda não têm pavimentações.

Durante entrevista na RPI hoje pela manhã, o prefeito de Barra do Rio Azul e presidente da Comissão dos Municípios Sem Acesso Asfáltico, Marcelo Arruda (foto), disse que no final da tarde de ontem a bancada de deputados federais do Rio Grande do Sul garantiu 18 milhões de reais para o mencionado trabalho.

Esse montante vai se somar aos cerca de 35 milhões do governo gaúcho, também para o próximo ano, a fim de investir no asfaltamento de estradas de acessos a municípios. No entanto, Marcelo Arruda comentou que para implantar asfalto em todos os municípios que ainda têm acessos de estrada de chão, existe necessidade de 800 milhões a 1 bilhão de reais.

Para 2020, a reivindicação é de que a bancada gaúcha no Congresso Nacional reserve 100 milhões de reais a fim de asfaltar acessos municipais. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 55 não possuem acessos asfaltados, dentre esses, o município de Nova Ramada.

Nesse ano, o governo estadual reiniciou a pavimentação em cinco municípios, dentre eles, em Garruchos, região das Missões. Da região do município de Barra do Rio Azul, imediações de Erechim, dos 32 municípios, em 11 em acessos são de estrada de chão. Já na região de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen, são sete municípios.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí