Busca rápidaX

MANCHETES

Banco de sangue do HCI registra queda de doações

8 de maio de 2020

O Banco de sangue do Hospital de Caridade de Ijuí registrou queda no número de doadores, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Conforme Cheila Eickhoff, médica responsável técnica do banco de sangue, no início da pandemia a redução foi drástica. De 30 doadores por dia, baixou para 5 doações diárias, em alguns períodos.

Foi então que o hospital iniciou divulgação sobre a importância da doação e informando a população o quão seguro é doar sangue. Isso porque o banco de sangue adotou um mecanismo de agendamento com horários mais espaçados entre uma doação e outra. Além disso as poltronas de coleta também foram afastadas, obedecendo uma distância segura. A médica ainda reforça que foi intensificada a higiene no local. Todo o equipamento é esterilizado, o que impede a transmissão do coronavírus. Outra medida pra evitar circulação de pessoas foi a transferência de outros procedimentos como sangrias para o período da tarde e reservado o turno da manhã apenas para doações. O horário das coletas é das 7h30 às 13h.

A partir da divulgação dessas medidas, nos últimos 15 dias Cheila percebe uma melhora e uma volta gradativa dos doadores. Ela reitera que o hospital continua atendendo, portanto ainda há uma grande necessidade de transfusão sanguínea para pacientes que sofrem acidentes, precisam fazer cirurgias de urgência e outros procedimentos. A necessidade é por todos os tipos sanguíneos, no entanto, é sempre fundamental lembrar que o estoque do tipo O negativo precisa sempre estar abastecido, portanto é útil e necessário.

A orientação é para que pessoas que tiveram síndrome gripal ou viajaram para o exterior e locais de grande circulação do covi-19 esperam 30 dias para doar sangue. Qualquer dúvida pode ser sanada junto à equipe do hospital. Agendamentos podem ser feitos através do 3332 9373.  

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí