Busca rápidaX

MANCHETES

Bandeira laranja da Covid-19 irá flexibilizar horários do comércio nesta semana nas regiões de Ijuí e Cruz Alta

7 de setembro de 2020
Em Ijuí, nesta segunda-feira o comércio retomou ações, mas com atendimentos mais restritos

A partir desta terça-feira, 08, quando vão iniciar as atividades comerciais na totalidade nesta semana, as empresas de Ijuí terão os horários mais estendidos de atendimento, em relação à semana passada.

Isso porque, nesta semana, até a próxima segunda-feira, 14, vai vigorar a bandeira laranja em Ijuí, referente ao sistema de distanciamento controlado sobre Covid-19 do governo gaúcho. Trata-se de evolução, pois até hoje, 07, a vigência é da bandeira vermelha, de alto risco.

Na última sexta-feira, 04, o Estado divulgou as bandeiras prévias para esta nova rodada. Além da região de Ijuí, a região de Santa Rosa também passou da classificação vermelha para laranja. Nas duas áreas, o principal critério que favoreceu a evolução de bandeira foi a redução de internações em hospitais. Com isso, ainda sobre Ijuí e demais municípios da região 13 do distanciamento controlado, de amanhã em diante o comércio não essencial poderá atuar nos horários habituais.

Já as regiões de Cruz Alta e Santo Ângelo foram pré-classificadas para permanecerem na bandeira vermelha. Isso ocorre devido ao alto número de casos e óbitos pelo novo coronavírus, além de hospitalizações.

As regiões ou municípios tiveram, até ontem pela manhã, o prazo para encaminhar recurso, na tentativa de reverter a classificação prévia para bandeira mais branda. A Associação dos Municípios das Missões encaminhou recurso para tentar mudar a bandeira da região de Santo Ângelo.

No entanto, mesmo se a região missioneira, também a região de Cruz Alta, forem confirmadas com a classificação vermelha, poderão utilizar o comitê de cogestão, criado em cada região, como forma de avaliar regras menos graves, especialmente para funcionamento do comércio.

E a região de Palmeira das Missões, que está na bandeira laranja até hoje, foi pré indicada para a classificação vermelha à próxima rodada. Essa região também possui o comitê de cogestão.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!