Busca rápidaX

Bandeira laranja permite funcionamento de serviços com mais amplitude em Ijuí e região nesta semana

24 de agosto de 2020
Em Ijuí, nesta segunda-feira o comércio retomou ações, mas com atendimentos mais restritos

Em função da bandeira laranja do sistema de distanciamento controlado do governo gaúcho, para esta semana, na região 13, de Ijuí, os serviços não essenciais poderão funcionar hoje e nos próximos dias. Com isso, em Ijuí, o comércio poderá abrir, assim como lojas de conveniência de postos de combustíveis.

Já as academias, restaurantes e farmácias, que atuaram, semana passada, com horário mais restrito, voltam a ter mais flexibilidade nos atendimentos. Essa mudança ocorre porque na semana passada vigoraram regras da bandeira vermelha para a região de Ijuí, ou seja, de alto risco para a Covid-19.

Porém, na última sexta-feira o Estado anunciou a classificação laranja; com isso, as restrições ficam menos severas. As igrejas, em Ijuí, também podem voltar a receber fiéis, no entanto, com menor número de pessoas conforme a capacidade do templo.

A bandeira laranja também repercute diretamente para os municípios de Panambi e Coronel Barros, pois, na última semana, restringiram o funcionamento de vários segmentos. Nesses dois municípios, o comércio também pode abrir normalmente hoje, assim como aconteceu sábado.

A região de Cruz Alta também evoluiu da bandeira vermelha para a laranja nesta semana. Porém, as regiões de Santo Ângelo, Santa Rosa e Palmeira das Missões foram pré-classificadas para seguir na classificação vermelha.

Isso porque, essas regiões tiveram aumentou de hospitalizações por Covid-19, óbitos em razão da doença e falta de leitos em hospitais. A região de Santo Ângelo no sistema de distanciamento controlado apresentou recurso para tentar voltar à bandeira laranja.

A região alega que o número de óbitos pela doença está baixo e ainda quer a revisão dos dados de internações em UTI, também por Covid-19. Hoje, no final da tarde, após análise dos recursos, o Estado vai divulgar as bandeiras definitivas para esta semana.

Por outro lado, a região de Santo Ângelo criou o comitê para atuar na cogestão do sistema de bandeiras do governo gaúcho. Porém, como está em fase de implementação, possivelmente para esta semana o comitê não poderá propor mudanças em relação às regras do Estado. O comitê regional tem possibilidade de sugerir normas mais brandas em relação à Covid-19, mesmo numa região de bandeira vermelha, segundo avaliação de critérios técnicos de cada local.

A região de Santa Rosa também implantou o comitê. A decisão foi tomada na quinta-feira passada. Conforme a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, com sede em Santa Rosa, a indisponibilidade de leitos clínicos e de UTI COVID, deixa a região muito apreensiva, visto o aumento de casos do novo coronavírus. Uma das sugestões é implantar novos leitos de UTI, através de rateio entre os municípios e empresas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!