Busca rápidaX


MANCHETES

Bandeira tarifária de energia muda nesta quinta-feira e Demei reduzirá repasses para União

31 de outubro de 2018

A partir desta quinta-feira, 01, haverá incidência de nova bandeira tarifária sobre o consumo de energia elétrica no Brasil. Vai passar a vigorar a bandeira amarela, com valor menor de cobrança extra para os consumidores do que a bandeira vermelha, que vigora até hoje.

Durante entrevista hoje pela manhã na Progresso, o diretor-presidente do Demei, Rubem Herter, disse que por meio da bandeira amarela, a cada 100 kilowats gasto de energia, ocorre cobrança de um real a mais na conta.

Com a bandeira vermelha, para o mesmo gasto, são cinco reais extras. Nos últimos cinco meses, com a vigência da bandeira vermelha, o Departamento Municipal de Energia de Ijuí teve que repassar, para o governo federal, entre 700 e 800 mil reais por mês, dinheiro pago pelos consumidores.

Com a bandeira amarela, a partir de amanhã, a autarquia prevê repasse de 150 a 160 mil reais. Conforme Rubem Herter, além de economia para os consumidores, isso vai significar mais dinheiro que vai ficar em circulação em Ijuí.

A cor da bandeira tarifária de energia elétrica, depende, por exemplo, se acontece utilização de termelétricas na geração de luz.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí