Atualmente, o Meliponário conta com 24 espécies de abelhas nativas de todo o Brasil, as quais vêm sendo importadas pela própria Bandeirantes do
Verde desde a serra riograndense até o Estado da Bahia. De acordo com a atual direção do Colégio Estadual Modelo, trata-se do primeiro Meliponário desenvolvido em âmbito escolar no Estado e, por isso, foi escolhido para ser apresentado em Porto Alegre ainda esta semana, com a expectativa de que seja ampliado aos demais municípios. No espaço do educandário, são desenvolvidas práticas pedagógicas aliadas à preservação do meio ambiente e biologia, contando com doze professores atuando no momento, número que também deve ser reforçado para os próximos anos.No entanto, para além da expectativa a nível estadual, o prefeito Fioravante Ballin aproveitou o momento para manifestar a vontade do Executivo de ampliar este projeto às demais escolas da rede municipal de ensino. Na ocasião, foi sugerida a instalação de mais um Meliponário junto à Instituição Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), cuja direção também marcou presença durante o encontro e se colocou à disposição para um contato posterior com a entidade.
Para além destes dois assuntos, o encontro também teve como pauta a apresentação do anteprojeto de Lei Lixo Zero, que acontece há mais de um ano na comunidade do bairro Modelo. Segundo Amorim, todos os fins de semana é feita a coleta de resíduos pela própria Associação, que encaminha cada material ao seu destino adequado. Também foi apresentado durante a reunião, a cargo do bandeirante Obirajá Gehm, o projeto Árvore: Conhecer para preservar, que consiste na identificação das árvores do município. Ambas as propostas devem ser avaliadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), representada na reunião pela secretária adjunta Andressa Gressler.
O projeto do Meliponário é uma iniciativa da Associação Ecológica Bandeirantes do Verde com o apoio do Sindicato Rural Patronal, União das Etnias de Ijuí (Ueti), Jornal da Manhã de Ijuí, Lions Club, Imasa, Mecautor e Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI). Também participaram da reunião o coordenador da Vigilância Ambiental de Ijuí, Rinaldo Pezetta e o representante da diretoria do bairro Modelo, Tadeu dos Santos.