Busca rápidaX

MANCHETES

Boa Vista do Cadeado cria fundo para financiar projetos de agricultores familiares

6 de setembro de 2021

O prefeito de Boa Vista do Cadeado, João Paulo Beltrão, sancionou a lei que cria um fundo para financiar projetos técnicos de agricultores familiares, pequenos produtores rurais ou beneficiários cadastrados em programas sociais do município. A lei autoriza o governo municipal a aportar recursos públicos e privados, por meio de operações financeiras de crédito. Um dos objetivos do fundo é contornar um dos principais entraves à concessão de crédito, a falta de bons projetos técnicos.

O assunto foi discutido na última quinta-feira (02/09) durante reunião com o prefeito de Boa Vista do Cadeado, o gerente de agência do Sicredi Planalto RS/MG Darlan Davila e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí Vito Cembranel. A expectativa é que um técnico da Emater/RS-Ascar possa auxiliar os produtores do município na elaboração dos projetos técnicos e que o Sicredi disponibilize linhas de custeio e investimento para financiar sua execução. Os agricultores que pagarem em dia suas contas serão compensados pelo fundo municipal, já que a Prefeitura se compromete a quitar os juros contratuais.

“Para aquele produtor que pagar certinho, a Prefeitura, através do fundo, paga os juros. Se o produtor ficar inadimplente, o município fica de fora e o Sicredi cobra os juros”, explicou a secretária municipal da Administração, Planejamento e Fazenda, Maria Alice da Costa Beber Goi. Também participaram da reunião o vice-prefeito José Fracaro, o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Sérgio Becker, coordenador de licitações e compras Vinícius Copetti e extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Marileides Facco e Gilberto Bortolini.

Fonte: Rádio Progresso e Emater