Busca rápidaX

Bolsas de resíduos sólidos confeccionadas por presos da Penitenciária de Montenegro serão comercializadas

20 de novembro de 2019

Para preparar as pessoas privadas de liberdade para o mercado de trabalho, uma parceria da Susepe oportunizou a formatura de 20 apenados da Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro no curso de aperfeiçoamento em costura, confecção de mochilas e sacolas, do Programa Envolva-se, do Sesc. A entrega dos certificados ocorreu no último dia 19, no pavilhão de trabalho da unidade prisional, em Montenegro.

Para o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz, além de promover a inclusão social, o Programa Envolva-se tem a causa da sustentabilidade ambiental como objetivo. A iniciativa recebe resíduos sólidos de 44 empresas, os quais servem de matéria-prima para serem transformados em utensílios e objetos de arte pelas entidades atendidas. As mochilas e sacolas produzidas com esses materiais tornam-se modelos únicos e rentáveis no mercado.

O diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen), Sandro de Oliveira, frisou, aos formandos, que há interesse, por parte da Seapen e da Susepe, em expandir o Programa Envolva-se por todo o sistema prisional, “pois esta iniciativa caracteriza o primeiro passo para promoção da dignidade da pessoa presa, que é o trabalho”, concluiu.

O delegado penitenciário da 1ª Região Penitenciária, Ben Hur Calderon, agradeceu pela dedicação dos apenados no projeto e reiterou que a Susepe, por meio da 1ª DPR, busca mais parceiros para união de esforços em torno da promoção da cidadania e da inclusão social.

A assistente social da penitenciária e responsável pela execução do Programa, Ana Caroline Ferreira, explicou que o trabalho do Sesc é referência de inclusão no sistema prisional do RS, desde 2016. “Agora, a ideia é comercializar estas peças nas feiras do Sesc, feiras municipais e em outras, gerando renda para eles, o que pode gerar propostas futuras de trabalho”. No próximo dia 29, as peças estarão expostas para venda na feira do Sesc, no centro de Porto Alegre.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Susepe RS

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!