Busca rápidaX

Bombeiros de Ijuí repassam lonas para cerca de 230 pessoas em razão do granizo

7 de setembro de 2021

Ijuí foi um dos municípios do Rio Grande do Sul mais atingido pelo granizo registrado noite passada. Por volta das 21 horas e 30 minutos de ontem, foram cerca de 10 minutos de granizo que causou estragos em telhados de aproximadamente 250 casas, segundo balanço preliminar. O Corpo de Bombeiros de Ijuí distribuiu lonas para aproximadamente 230 pessoas, até por volta das 2 horas de hoje, a fim de ser feita cobertura emergencial de imóveis. Diante disso, houve repasse de cerca de mil e 300 metros de lona. Nesta manhã ainda existe lona disponível nos Bombeiros e a comunidade segue com a procura.

Em toda a cidade de Ijuí ocorreram prejuízos pelo temporal. A reportagem da RPI acompanhou a movimentação da comunidade, ontem a noite, na busca por lonas nos Bombeiros. Relatos de moradores dos bairros Thomé de Souza, Pindorama, São Paulo e Tiarajú, além do centro da cidade, indicaram muitos estragos em residências com telhas mais finas.

Não há informações de feridos em razão do granizo em Ijuí. O Corpo de Bombeiros ainda possui lonas para quem necessitar. Na área rural de Ijuí, o receio é com prejuízos nas lavouras, especialmente de trigo e aveia, culturas que já estão na fase de granação. Porém, nesse caso, somente no início desta manhã os agricultores começam ter ideia das consequências do granizo em lavouras.

Aliás, chuva de granizo que na noite passada também atingiu Panambi. Os Bombeiros do município disseram que algumas famílias requisitaram lonas da Defesa Civil, visto prejuízos em residências, porém, não há informações sobre números de imóveis atingidos.

E Pejuçara foi outro município atingido por uma forte chuva de granizo. O fato aconteceu por volta das 20 horas de ontem. Fotos e imagens da comunidade mostram muita pedra de gelo acumulada na cidade. A prefeita, Flaviana Brandemburg Basso, disse para a RPI que até às 21 horas e 15 minutos não tinha recebido nenhum comunicado de estragos em casas e demais imóveis. Porém, comentou que apenas hoje pela manhã vai ser possível ter noção exata das consequências do granizo, especialmente, na área rural.

O granizo da noite passada ainda foi registrado em outros locais, por exemplo, na comunidade de Santa Lúcia, município de Bozano, limite com Pejuçara, no entanto, com pedras de gelo de menor intensidade.

Por outro lado, ontem à tarde o município de São Borja teve forte chuva de granizo. Já na madrugada de hoje o granizo atingiu o município de Santana do Livramento. Houve cerca de 10 chamados da comunidade em razão de destelhamentos e inundações. Na BR 285, trecho entre o aeroporto de Ijuí e a cidade de Bozano, há árvores e galhos caídos na pista, visto o temporal. Por isso, motoristas precisam redobrar a atenção. Em demais municípios da região, por exemplo, Augusto Pestana, Jóia, Ajuricaba, Cruz Alta, Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, não teve registro de granizo.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!