Busca rápidaX


Brazilian Meteor Observation Network confirma que fenômeno registrado na região de Ijuí foi um meteorito

7 de junho de 2019
Localização do fenômeno conforme a Bramon

Análise da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), indica que o fenômeno registrado por volta das 22 horas e 30 minutos de ontem, 06, por exemplo, em Ijuí e região, foi um meteoro e teria ocorrido no oeste do estado do Rio Grande do Sul.

“Os dados ainda são preliminares e dependem do aperfeiçoamento das análises, mas pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 e 12 Kg, e teria surgido a cerca de 57 Km de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 Km/s (49,1 mil Km/h) até atingir a altitude de 27 Km, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul”, segundo a Brazilian Meteor Observation Network.

Visão do fenômeno na região de Ijuí

A Bramon ainda esclarece que é importante registrar que as análises ainda são preliminares, mas podem ficar bem mais precisas se surgirem novas imagens e depoimentos do fenômeno. Por volta das 22 horas e 30 minutos de ontem, uma espécie de bola de fogo se dissipou na atmosfera, fenômeno observado, por exemplo, em Ijuí, Cruz Alta, Santo Ângelo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves. Ibirubá, Quevedos, Jaguari, Santiago, Palmeira das Missões, entre outros.

Em algumas localidades, como em Santo Ângelo e Jóia, internautas relatam que ouviram um estrondo e tremores nas janelas das casas. A situação também foi observada no Norte do Uruguai, Paraguai e na província argentina de Misiones. Em São Miguel do Oeste, Santa Catarina, também houve a mesma visualização.

Alguns áudios que circulam em rede social afirmam que o objeto teria caído numa usina da Ceriluz e deixado municípios da região sem energia. A RPI entrou em contato com dois setores da empresa de eletrificação, na noite passada, e a resposta foi de que não houve nenhum problema.

Visão do fenômeno na região de Ijuí

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Bramon