Busca rápidaX


Burocracia emperra instalação de novos leitos de UTI no HCI

14 de agosto de 2020

Com o avanço dos casos do novo Cornavírus em Ijuí e Região, o sistema hospitalar acende seu sistema de alerta. Até ontem (13), os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Caridade de Ijuí e UNIMED estavam todos ocupados, tendo que essas instituições, utilizarem suas reservas técnicas para o tratamento de pacientes.

Boa parte desses leitos são ocupados por pessoas acometidas de outras enfermidades que não seja a COVID-19, mesmo assim, a situação é preocupante. Por outro lado, o novo Hospital Bom Pastor de Ijuí aguarda pela regulação do Ministério da Saúde para poder também tratar pacientes positivos para o novo Coronavírus. Neste momento a casa de saúde dispõe de 42 leitos clínicos prontos para receber pacientes com a COVID-19, nenhum está ocupado.

Sobre o recurso disponibilizado pelo município de Ijuí para a instalação de novos leitos de UTI no HCI, o processo é idêntico e também aguarda que os trâmites burocráticos sejam vencidos. Esses leitos, conforme a proposta de repasse dos recursos, são exclusivos para pacientes vítimas do vírus.

A reportagem da Rádio Progresso fez contato com a coordenadora regional de Saúde, Janaina Silva. Segundo ela, toda a documentação necessária foi enviada ao Ministério da Saúde, porém o retorno ainda não foi recebido. Em recente entrevista à Rádio Progresso a coordenadora responsável pela 17ª regional de saúde com sede em Ijuí disse que a regulação de leitos de UTI é macrorregional. Isso significa que, caso um dos hospitais de Ijuí não possa atender o paciente por falta de leitos, este, é imediatamente transferido para outra cidade de referência como, Santa Rosa, Santo Ângelo e Cruz Alta.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí