Busca rápidaX

MANCHETES

Caçapava do Sul e Barra do Quaraí decretam situação de emergência em razão dos temporais

16 de janeiro de 2019
Rio Ibirapuitã, em Alegrete. Foto: Alegrete Tudo

Até o momento, 13 cidades gaúchas já decretaram situação de emergência: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis, Uruguaiana, Caçapava do Sul e Barra do Quaraí.

As prefeituras de Caçapava do Sul, na Campanha, e Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste, decretaram situação de emergência hoje (16) em razão dos temporais que atingem as duas regiões desde a semana passada. 

De acordo com o último relatório da Defesa Civil, divulgado no final da manhã desta quarta-feira, há 4.615 pessoas fora de casa na Fronteira Oeste e Campanha. São 3.233 desalojadas,  que estão em casas de amigos ou parentes, e 1.382 desabrigadas,  que foram levadas para ginásios ou barracas montadas pelo Exército. 

Na madrugada desta quarta-feira (16), os municípios mais atingidos pelos alagamentos causados pela enxurrada foram Bagé e Dom Pedrito, ambos na Campanha. Em Bagé, segundo a Defesa Civil municipal, choveu 84 milímetros em duas horas à noite passada. Duas famílias foram retiradas de casa pelos Bombeiros por segurança. 

Em Dom Pedrito, choveu 60 milímetros em meia hora. Os bairros mais afetados foram São Gregório e Vila Sete Casas. Uma família foi retirada da residência nesta madrugada. No entanto, sete famílias já estavam em um abrigo do município pela enxurrada da semana anterior. Segundo a Defesa Civil da Fronteira Oeste, a chuva desta madrugada não chegou a impactar o nível do Rio Santa Maria, em Dom Pedrito. O Rio Ibirapuitã, em Alegrete, segue baixando. 

Ontem, o governador Eduardo Leite assinou os decretos de situação de emergência de três municípios afetados pelas enchentes da semana passada: Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. O decreto é válido por seis meses e os municípios têm prazo de 10 dias para apresentar relatórios de danos. Ao todo, 17 cidades foram atingidas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Gaúcha ZH

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!