Busca rápidaX


Cadastro de aplicadores de agrotóxicos hormonais começa a funcionar no RS

16 de julho de 2019

A secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul coloca no ar, hoje, o sistema que permite o cadastramento de aplicadores de agrotóxicos hormonais no Estado. A Instrução Normativa estabelece regras para o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a necessidade do produtor prestar informações sobre o uso do produto. O acesso ao sistema está disponível no site www.agricultura.rs.gov.br.

O cadastro também poderá ser feito presencialmente nas Inspetorias Veterinárias, mediante apresentação de cópia ou original de documento de identidade e CPF do aplicador, certificado do curso de boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos e histórico do conteúdo ministrado.

Neste primeiro momento, 24 municípios devem atender a esta regra. Da região mais próximo a Ijuí, fazem parte os municípios de Alpestre, Jari e Santiago. Dos 29 municípios da Coordenadoria Regional da Agricultura, sediada em Ijuí, nesta primeira lista não há nenhum município para fazer o cadastramento de aplicadores de agrotóxicos hormonais.

Primeiramente ocorre o trabalho nos municípios onde teve comprovação de resíduos desses produtos, por exemplo, o 2-4D, e que também são áreas mais sensíveis para algumas culturas, por exemplo, produção de uvas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Governo do Estado