Busca rápidaX

MANCHETES

Câmara de Vereadores promove sessão solene de Outorga dos Títulos de Cidadão Ijuiense

16 de outubro de 2019

A Câmara de Vereadores de Ijuí promoveu nesta noite (16) a Sessão Solene de Outorga dos Títulos de Cidadão Ijuiense. O evento que ocorre anualmente na Casa do Produtor Rural, no Parque de Exposições Wanderlei Burmann, presta homenagem a seis pessoas que não precisam necessariamente ter nascido em Ijuí, mas que escolheram o município para viver e trabalhar. Três cidadãos são indicados pelo Poder Executivo e outros três pelo Legislativo.
Por indicação da prefeitura, foram homenageados o gerente do Sesc local, Ronaldo Soares, a funcionária do escritório municipal da Emater, Darci Alaídes Ullmann e a vereadora Helena Stumm Marder.
Já pela Câmara de Vereadores os títulos foram entregues ao professor Agenor Castoldi, o capitão da Brigada Militar Gilmar Bischoff, e também o odontólogo Nilton César Coser.

Segundo a presidente da câmara, Alexandra Lentz, o principal objetivo do evento é valorizar pessoas que escolheram este município para viver, trabalhar, constituir família e empreender. “São pessoas que se destacam na comunidade, a cada ano realizamos um sorteio entre os vereadores para que todos tenham a oportunidade de fazer suas indicações” destaca Alexandra. O evento contou com a presença do prefeito Valdir Heck, Primeira-Dama Jussara Heck, e demais autoridades locais. 

Conheça um pouco da história de cada um dos seis homenageados desta noite: 

Capitão Gilmar Bischofff- Policial Militar, nascido em 09 de setembro de 1972, no município de Ijuí. Aos 18 anos iniciou sua carreira na Segurança Pública. Na carreira militar, após ter sido aprovado nas seleções para Sargento e Tenente da Brigada Militar,  prestou concurso e foi aprovado no Concurso de nível superior da Brigada Militar, sendo promovido ao posto de Capitão e designado para trabalhar em Ijuí. Antes, porém, trabalhou nas cidades de Cruz Alta, Porto Alegre, Giruá, Santa Rosa, Entre Ijuís e Santo Ângelo, por cerca de três anos integrou os quadros da Força Nacional de Segurança Pública, considerada a tropa de elite das policias militares do Brasil, trabalhou no Distrito Federal e nos Estados do Maranhão, Pará, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Amazonas. Retornou novamente para o Município de Ijuí no ano de 2012, assumindo o Subcomando da Brigada Militar deste município, sendo o responsável pelo atividades de planejamento e execução do policiamento ostensivo.

Ronaldo de Moura Soares-  Nascido em Santa Rosa, em 15 de maio de 1968, residindo em Ijuí desde os 03 anos de idade.Ronaldo fez história no futebol Ijuiense, onde jogou em diversos clubes amadores de Ijuí e região. Também jogou no esporte Clube São Luiz, juniores onde foram 3 vezes a final Estadual da categoria 1984, 1985 e 1986, jogando posteriormente como atleta profissional no São Luiz. Em 03 de Junho de 1991, ingressou no Sesc – Serviço Social do Comércio,  após participar de processo seletivo, exercendo o cardo de Auxiliar de Cultura e Lazer até 1995, quando foi então promovido ao cargo de Agente de Cultura e Lazer até Março de 2003.   E em 01.04.2003 foi promovido a Gerente Regional do Sesc, cargo que ocupa atualmente.  Participa também como voluntário no Hospital Bom Pastor de Ijuí desde o ano de 2010, ocupando o cargo na diretoria no Conselho Consultivo  – Relações Institucionais . Apartir de julho de 2018, passou a ser Vice presidente, sendo reeleito para a gestão 2019/2022.

Agenor Castoldi– Nascido em  seis de Janeiro de 1940 (06/01/1940).  Natural de Roca Sales-RS. É Bacharel em Ciências Contábeis e Mestre em Desenvolvimento Econômico. Trabalhou profissionalmente como escriturário em Escritório de Contabilidade,  e por mais de 30 anos como professor universitário.Líder sindical, foi  diretor do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Ijui -SAEI coordenador da INTERSINDICAL de IJUI e Presidente do Sindicato dos Professores – SINPRO NOROESTE ,  e vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Sul – FETEE-SUL. Foi candidato a Prefeito em 1988 pelo Glorioso Partido Comunista do Brasil- PCdoB.Hoje aposentado, dedica-se a escrever as memórias tendo um livro editado cujo titulo: Codinome GURJÃO – “Só morrem as causas pelas quais ninguém luta”.

Helena Stumm Marder- Entre seu amplo currículo, destaca-se a atuação de Helena como Presidente da Sociedade Amor Exigente; Conselheira da Apae e da antiga Fundação Cultural; Presidente do Rotary Clube Nova Geração; Voluntária da Liga Feminina de Combate ao Câncer; Apoiadora dos Clubes de Mães e Madrinha do Clube de Mães Flor de Maio do Bairro Boa Vista; integrante e apoiadora da Associação dos Ostomizados;  Instituiu o Troféu Mulher Cidadã, para reconhecer, homenagem e valorizar mulheres que se destacam na comunidade ijuiense;  Foi relatora do Plano Decenal da Educação; Idealizadora da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da ampliação da Licença Maternidade para as servidoras públicas municipais; lutou para que o município conquistasse o Armazém da Rede Ferroviária Federal e lá hoje está em funcionamento a Estação de Cultura e Lazer de Ijuí, ainda em fase de implantação;  Criou a lei que obriga a fixação em estabelecimentos comerciais do artigo 49 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe a venda de bebidas alcoólicas, cigarros e assemelhados para crianças e adolescentes;  Instituiu a data de 18 de julho como o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama; Criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fim Violência contra a Mulher; Criação do Dia Demoley e do Rotary; autora do projeto Parada Segura para mulheres, após as 22h, entre muitas outras iniciativas.

Darci Alaides Ullmann- Natural de Crissiumal, mas reside desde 1978 em Ijuí, quando veio pra Ijuí para estudar na Unijui no curso de administração de empresas, porém sem titulação pois não pode realizar o estágio supervisionado na época. Atualmente trabalha como assistente administrativa no escritório municipal de Ijuí da Emater Ascar RS.

Nilton Cesar Coser- Nascido em  Cascavel/Pr de familia pobre, iniciou sua vida profissional aos 14 anos, trabalhando na mesma empresa que seu pai trabalhava e seu irmão. Após servir o exército na cidade de Foz do Iguaçu, aos 20 anos casou-se com Rejane Maria Bernardi Coser.  Vindo do Paraná se instalou numa lancheria no antigo posto carga pesada. Passaram-se mais de 21 anos de vitórias e derrotas(aprendizado)e hoje a rede nossa casa conta com mais de 60 colaboradores, atuando nos ramos de gastronomia e postos de combustíveis.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!