Busca rápidaX


MANCHETES

Campanha de multivacinação é suspensa e municípios devem focar na imunização contra febre amarela

2 de julho de 2019

Em função de organização do Ministério da Saúde, a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes que estava marcada para o período de 5 a 23 do próximo mês, foi suspensa temporariamente. Porém, conforme a responsável pelo setor de imunização da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, Patrícia Hildebrandt, essas vacinas estão disponíveis periodicamente nos ambulatórios.

Com isso, a população pode comparecer durante a semana nos postos de saúde e se imunizar. São vacinas, por exemplo, contra difteria, tétano, coqueluche, pneumococo, paralisia infantil e hepatite. Por outro lado, Patrícia Hildebrandt comenta que nesta semana os municípios reiniciam o censo vacinal da febre amarela nas áreas rurais.

É uma espécie de retomada das ações feitas em 2017. Levantamento aponta que cerca e 10 mil pessoas, residentes nas áreas rurais dos 20 municípios da Coordenadoria de Saúde de Ijuí, ainda não estão imunizadas contra a febra amarela.

O foco em áreas rurais acontece porque são os locais onde exstem macacos, ou seja, os hospedeiros do vírus da febre amarela. Porém, moradores de áreas urbanas também podem se vacinar, com o medicamento disponível em ambulatórios. A vacina é direcionada para pessoas de nove meses a 59 anos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí