Busca rápidaX


MANCHETES

Campanha de vacinação contra o Sarampo obteve um quantitativo abaixo do esperado em Cruz Alta

2 de dezembro de 2019

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e febre amarela finalizou com um quantitativo de vacinação muito abaixo do esperado segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Cruz Alta.

No período de 18 a 30 de novembro (período da campanha vacinal direcionada a pessoas na faixa-etária de 20 a 49 anos) foram aplicadas 333 doses de tríplice viral e 12 doses de tetra viral. Para a população alvo da campanha foram aplicadas 145 doses de tríplice viral administradas. Já sobre a vacina da febre amarela foram aplicadas 119 doses durante o período da campanha.

A baixa nos números da cobertura vacinal, segundo a Enfermeira Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Joice Miron Grenzel está relacionada as questões das Fake News. “As pessoas tem deixado de vacinar, isso implica diretamente neste indicador de saúde, a procura (durante a campanha) foi abaixo do esperado, isso é muito ruim para nosso município, o que deixa a população exposta a doenças que poderiam ser evitadas através da vacinação”, ressalta.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a faixa etária de 20 a 29 anos é a que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico no País. Por isso, é de suma importância esta etapa para interromper a cadeia de transmissão do vírus no país. Para esse público, o maior problema não é a gravidade da doença e sim o fator de transmissão para os grupos mais suscetíveis às complicações da doença, como as crianças, por exemplo.

A vacina contra o sarampo faz parte do calendário nacional de vacinação e é ofertada durante todo o ano nas nossas salas de vacinação, o orientação é que se procure a unidade de saúde mais próxima e atualize sua carteira de vacinação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Cruz Alta