Busca rápidaX


MANCHETES

Canola tem aumento de área no estado impulsionada pela região de Ijuí

16 de junho de 2020
Foto: Governo do RS

A canola se desenvolve bem na região de Ijuí. Conforme o empresário e engenheiro agrônomo Juarez Neme da Costa a chuva e a umidade ajudaram na emergência da canola. Além disso, as temperaturas mais elevadas registradas na última semana melhoraram o desenvolvimento da cultura. Portanto, nesta fase inicial a canola está com bom desenvolvimento e com o clima favorecendo sua qualidade.

Conforme Juarez, após finalizado o plantio, se contabilizou em torno de 10% de acréscimo na área destinada a cultura em relação à última safra.  De 3 mil hectares passou para pouco mais de 3 mil e 300 hectares. A expectativa de aumento e a procura de produtores por sementes era ainda maior. No entanto, em virtude da semente ser importada e haver uma programação antecipada de compra, não havia disponibilidade do produto.

O agrônomo projeta que caso haja uma boa produtividade da canola ao fim desta safra, no próximo ano haverá um aumento ainda mais significativo de área destinada a cultura.  Juarez Neme da Costa lembra que a canola acompanha o preço da soja e tem liquidez. O produtor que investe na cultura recebe a remuneração 45 dias após a entrega do produto.

Hoje (16) a Emater projetou a safra de inverno gaúcha. A canola ocupou neste ano 34.444 hectares (6,55% a mais do que na safra passada, que foi de 32.326 hectares), em especial nas regiões de Ijuí e Santa Rosa. Apesar da grande variação nas produtividades nos últimos anos, a expectativa para esta safra é de uma produtividade de 1.243 kg de canola por hectare, o que equivale a 20 sacas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí