Busca rápidaX


MANCHETES

Carioca Cláudio Coutinho é indicado para a presidência do Banrisul, anuncia Eduardo Leite

14 de fevereiro de 2019
Coutinho (segundo da esquerda para direita) será o novo presidente do Banrisul

O governador Eduardo Leite anunciou nesta quinta-feira (14), nos jardins do Palácio Piratini em Porto Alegre, Cláudio Coutinho como novo presidente do Banrisul. Natural do Rio de Janeiro, ele vai substituir Luiz Gonzaga Veras Mota no comando do banco. A indicação ocorre dois dias após a divulgação do balanço da estatal, que registrou lucro bilionário recorde em 2018. O nome de Cláudio Coutinho vai agora para análise da comissão de finanças a Assembleia Legislativa, que aprova ou não.

Durante o anúncio, o governador Eduardo Leite reforçou o compromisso em manter o controle do Banrisul, afastando a possibilidade de privatização e que a escolha de Coutinho foi feita considerando esta prerrogativa. No entanto, o Executivo analisa alternativas para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal, que desejava a venda do Banrisul. “Olhamos para as ações do banco como oportunidades para que nós possamos aderir ao RRF. No limite de controle acionário, é possível sim que essas ações sejam negociadas. Vamos buscar identificar a melhor oportunidade dentro das condições do mercado, que melhor atende ao governo do Estado e ao interesse público do povo gaúcho, se será com excedentes das ações ou se a operação com a subsidiária com a empresa de cartões. Esta é uma das missões que caberá a nova diretoria do banco analisar conjuntamente com a estratégia secretaria da fazenda, respeitando a premissa básica de manter o banco com o controle do governo do Estado”, explicou o governador.

De acordo com a secretário da fazenda, Marco Aurélio Cardoso, as ações excedentes que poderiam ser negociadas pelo governo são as ordinárias, das quais o governo tem 100% e poderia manter 51% delas para continuar sendo o controlador do banco. Em relação a abertura de capital da subsidiária Banrisul Cartões, esta medida estava nos planos da gestão anterior, mas foi suspensa em razão da situação do mercado financeiro, que não era favorável para este tipo de operação. O novo presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho foi questionado sobre a venda de ações do banco, mas preferiu não se manifestar, afirmando que não estaria a vontade para comentar o assunto, na medida em que ainda está se inteirando de todos os detalhes do Banrisul.

Eduardo Leite ainda ressaltou a importância do banco para a economia e do Rio Grande do Sul e que a escolha de Coutinho se justifica pela visão de mercado e desenvolvimento do Estado. O novo presidente do Banrisul destacou que a sua gestão vai priorizar a ampliação do potencial de operações que estão em andamento e dará atenção especial a três áreas, com incentivo ao financiamento de investimentos, principalmente na área de infraestrutura e apoio às exportações e ao agronegócio.

Perfil

Cláudio Coutinho é bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com ampla experiência no mercado, fundou e foi, durante 13 anos, CEO do Banco CR2 de Investimentos S.A., além de ter atuado em diferentes funções diretivas no Banco BBM S.A. Também foi diretor da área de Crédito e da área Financeira e Internacional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí