Busca rápidaX

MANCHETES

Cartório Eleitoral de Ijuí alerta sobre agilização de convenções e registro de candidaturas

31 de agosto de 2020

A movimentação no que se refere às eleições municipais deste ano começa a ficar mais intensa. De hoje até o dia 16 de setembro ocorre o prazo para as convenções, em que os partidos precisam definir os candidatos a prefeitos, vices e vereadores, além de coligações.

As convenções podem ser desenvolvidas de maneira física ou virtual, neste último caso, em razão da Covid-19. Porém, se houver convenções presenciais, essas reuniões precisam ter número restrito de participantes, com respectivo distanciamento, conforme o que prevê os decretos municipais sobre o novo coronavírus.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a responsável pelo Cartório da 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, Sônia Reinke, pediu que as siglas realizem as convenções já a partir de hoje, ou seja, com antecedência. Isso é fundamental a fim de evitar problemas que podem acontecer no final do período, por exemplo, sobrecarga no sistema de informática da Justiça Eleitoral. Ela frisa que o prazo para registro de candidaturas termina dia 26 de setembro.

Por outro lado, a perspectiva é que nesta semana, possivelmente quinta-feira, a Justiça Eleitoral comece a emitir as convocações para os mesários que vão trabalhar nas eleições de 2020. Essas informações vão ser encaminhadas, preferencialmente, por e-mail ou whatsapp.

Sônia Reinke também observa que mesários com mais de 60 anos e integrantes de grupos de risco para a Covid-19, já foram afastados e não vão ser chamados, exceto se a pessoa pediu para trabalhar no dia da eleição.

Para compensar essa redução de pessoas, ela comentou que voluntários ainda podem se inscrever para atuar no pleito. Diante disso, precisam se inscrever no site do Tribunal Regional Eleitoral, endereço eletrônico tre-rs.jus.br.

No primeiro turno, dia 15 de novembro, a votação acontecerá das 7 às 17 horas e não mais a partir das 8 horas. A preferência é que das 7 às 10 horas o período seja para votação de eleitores integrantes de grupos de risco. A mesma metodologia transcorrerá no dia 29 de novembro, nos municípios onde haverá o segundo turno.

O Cartório Eleitoral de Ijuí segue fechado para atendimento ao público e somente com atividades remotas, ou seja, a distância, especialmente pelos telefones 148 ou 55-9-9661-3971.

Ijuí

Os principais partidos de Ijuí já se movimentam, visto as convenções que começam hoje. O Partido Progressista deve confirmar a candidatura de Andrei Cossetin a prefeito, em convenção marcada para o dia 11 de setembro. O partido também terá uma nominata composta por 23 candidatos a vereador.

A convenção do PDT ocorre amanhã, durante todo o dia. Das 8h às 21 horas, os 71 integrantes do diretório pedetista serão chamados presencialmente, para que respaldem as definições da sigla para a disputa. Fioravante Ballin será escolhido candidato a prefeito pelos pedetistas. A nominata de 23 candidatos a vereador, entre eles 7 mulheres, também já está definida.

O MDB de Ijuí tem convenção marcada para o dia 15 de setembro, na qual deve confirmar o apoio ao Progressistas, que tem Andrei Cossetin como candidato a prefeito. A nominata de candidatos ao Legislativo já está definida, mas o partido ainda estuda quantos nomes terão suas candidaturas homologadas.

Quem também ainda ajusta detalhes sobre a nominata de candidatos a vereador em Ijuí é o PL. A convenção do partido ocorre na quinta-feira, das 14h às 21, e a definição de nomes para o Legislativo ocorre no mesmo dia.

Ao Executivo, o Partido Liberal deve confirmar o nome de Marcos Barriquello como candidato a vice-prefeito, na dupla com Andrei Cossetin. O PSB tem convenção na próxima quarta-feira, das 18h às 22h, na Câmara de Vereadores. A nominata ao Legislativo terá de 12 a 15 nomes.

O presidente do PSB, Vilson Dornelles, é o nome mais provável para ser indicado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa do PDT, que tem Fioravante Ballin como pré-candidato a prefeito. O PT de Ijuí tem convenção marcada para o próximo sábado, das 14 às 18 horas, na qual será confirmado o apoio ao PDT para a eleição deste ano. A lista de candidatos petistas ao Legislativo ainda não está definida.

O Patriotas local ainda tem definições pela frente. O partido tem convenção no próximo sábado, e já decidiu que terá candidato próprio, embora o nome do postulante à prefeitura ainda não tenha sido definido. Segundo o presidente do Patriotas de Ijuí, Carlos Kowalski, a sigla ainda aguarda definições de alguns filiados, entre eles militares, para fechar a nominata de vereadores.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!