Busca rápidaX


MANCHETES

Casos de Covid-19 em Ijuí aumentam para 29 e região terá bandeira laranja pela primeira vez

7 de junho de 2020

Pela primeira vez, desde o inicio da vigência de bandeiras no Rio Grande do Sul, para diferenciar a realidade do novo coronavírus, a região de Ijuí conta com bandeira laranja, ou seja, risco médio para a doença. Esse tipo de metodologia, referente ao distanciamento controlado que foi implantado pelo governo estadual, começou a vigorar no dia 11 do mês passado e sofre reavaliação a cada final de semana.

Com isso, nesta semana a Região 13, de Ijuí, tem bandeira laranja. Anteriormente, desde o inicio do modelo, a região de Ijuí contava com bandeira amarela, ou seja, de risco baixo e a mais branda. Embora tenha apresentado melhora em três indicadores sobre a propagação da Covid-19, a situação na região de Ijuí se agravou na última semana em outros cinco pontos, por exemplo, a variação do número de novas hospitalizações em função da doença.

Além disso, a razão entre casos ativos e recuperados são indicadores que atingiram o grau mais extremo. A região ijuiense ainda registrou aumento de novas hospitalizações e incidência de novos óbitos no comparativo com a população, bem como viu aumentar a ocupação dos leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com Covid-19. Aliás, semana passada a região de Ijuí registrou as duas primeiras mortes pelo novo coronavírus, ou seja, uma em Santo Augusto e outra em Condor.

No que se refere especificamente em Ijuí, amanhã haverá nova reunião do comitê municipal de acompanhamento da Covid-19, que reúne prefeitura, Judiciário, Ministério Público, empresários, Sindicato dos Comerciários e outros.

Segundo o secretário da Saúde, Marco Atkinson, nesse encontro vai ser analisada a mudança de bandeira e possibilidade de alterar o decreto municipal sobre as regras que regem os diferentes segmentos, a fim de conter a doença.

No entanto, Atkinson frisa que a alteração da bandeira amarela para laranja ocorreu, também, pela avaliação da Covid-19 em municípios da região, não apenas em Ijuí; com isso, é preciso analisar o contexto mais amplo. Porém, o secretário da Saúde de Ijuí alerta que se ocorrer mudança no decreto municipal, em razão da bandeira um pouco mais grave, as regras somente podem ficar mais rígidas e não o contrário.

O prefeito, Valdir Heck, disse que se a situação da Covid-19 seguir se agravando em Ijuí e as pessoas não respeitarem as regras, o município poderá determinar multa para quem não usar máscaras ao sair em vias e locais públicos.

Os dados mais atuais informam que em Ijuí há 29 casos do novo coronavírus, com mais quatro ocorrências registradas ontem. Da mesma forma que a região de Ijuí, a região de Santa Rosa também passou da bandeira amarela para laranja.

A região de Santa Rosa, que também estava com a bandeira amarela desde o começo do modelo de distanciamento, somou sete novas internações ma última semana, e, por isso, os 22 municípios dessa região passam a situação de risco médio para Covid-19. A região Celeiro, da mesma forma, está com a bandeira laranja, assim como a região das Missões.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí