Busca rápidaX

MANCHETES

Casos de Dengue preocupam autoridades de saúde

3 de maio de 2020

 O município de Ijuí segue os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, entre outras doenças. Até o momento, são 47 casos confirmados de Dengue em Ijuí e cerca de 20 exames ainda aguardam a divulgação do resultado pelo Laboratório Central do Estado.

 Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental de Ijuí Rinaldo Pezetta, o índice de proliferação do mosquito está baixo neste momento, devido às várias investidas da equipe em trabalhos de limpeza e aplicação de inseticidas para a eliminação dos focos. Mesmo assim, Rinaldo Pezetta salienta que existem muitos pontos da cidade com acúmulo de lixo irregular. Segundo ele, em locais onde a Vigilância Ambiental recolhe os materiais, não demora em aparecer mais entulhos. O coordenador pede que a comunidade denuncie tal prática e fiscalize seus terrenos e pátios para eliminar o problema ocasionado pelo mosquito vetor da Dengue.

 Municípios do entorno de Ijuí registram poucos casos de Dengue nesse momento. Há relatos de um caso confirmado em Ajuricaba e outro no município de Joia.

 O Município de Panambi registrou na última semana mais um caso de Dengue. É o 15º neste ano de 2020. Conforme o setor de vigilância epidemiológica do município, diversas ações são realizadas nos locais onde mais se constatam o aparecimento do mosquito vetor da Doença.

 Na região Celeiro o município de Três Passos é o que mais constata a incidência de Dengue. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, a cidade contabiliza 336 casos confirmados da doença. Também foram descartados 37 casos e 27 pessoas estão aguardando a coleta de amostras para análise.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí