Busca rápidaX

Castramóvel é entregue em Cruz Alta

27 de janeiro de 2020

Chegou a Cruz Alta na manhã desta segunda-feira (27) o Castramóvel. O equipamento será utilizado para a castração de animais, caninos e felinos, pertencentes a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único – CadÚnico – da Prefeitura Municipal, além de animais de rua.

O equipamento, um trailer que foi modificado com mesa para operações, local para armazenamento de medicações, entre outros itens, foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini – PL – intermediada pela vereadora Luirce Paz e Prefeitura Municipal com apoio da Rede de Proteção Animal. Foram investidos R$ 150 mil oriundos de emenda e R$ 20 mil de contrapartida do Executivo Municipal.

A partir de agora ocorrerá a regulamentação do seu uso, por meio de Lei Municipal, emplacamento, registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e Vigilância Sanitária para a efetiva utilização. Uma equipe de servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca, Abastecimento e Meio Ambiente (SMDR) será responsável pela coordenação do Castramóvel.

De acordo com o prefeito municipal Vilson Roberto Bastos dos Santos, presente na entrega do equipamento, “esta é uma luta muito importante. Por isto valorizarmos o esforço do gabinete da vereadora Luirce Paz que articulou junto ao deputado Giovani Cherini. Estamos trabalhando em cima de uma demanda histórica que é o tema dos animais de rua e o processo de castração é uma alternativa definitiva. E agora estamos implantando uma política pública eficiente com critérios para resolver um problema de saúde pública grave que temos e com este equipamento iremos conseguir isto”.   

“É uma grande conquista. A procriação indevida é uma das grandes causas de acidentes. Se as pessoas não tem responsabilidade, os bichinhos não tem culpa e por isto a castração. Fica a minha gratidão ao município pela contrapartida, pois se ela não fosse garantida o Castramóvel não viria. Trabalhamos juntos, Legislativo, Executivo e Rede de Proteção Animal para realizar este sonho e é importante frisar que são poucas cidades que tem um equipamento como este no Estado”, afirmou a vereadora Luirce Paz.

Canil Municipal e o trabalho dos veterinários do município

O Castramóvel é uma ação que engloba a política pública voltada aos animais. Dentro dela estão o Canil Municipal que passou por reformas e ampliação. Além disto, hoje o município possui convênio com o Hospital Veterinário da Universidade de Cruz Alta – Unicruz – para castrações dos animais que estão no Canil em um primeiro momento.

Também ainda dentro da política, os veterinários da SMDR realizam atendimentos de segunda à sexta-feira entre às 8h às 12h, para famílias classificadas com baixa renda. Os médicos veterinários realizam na média mais de 50 atendimentos no decorrer da semana. São atendidos cães, gatos, bovinos e equinos que tem os mais diversos diagnósticos como atropelamento e doenças infectocontagiosas.

O atendimento gratuito é realizado para famílias de baixa renda, e em situação de vulnerabilidade social que possuem o CadÚnico, e para animais de rua que não possuam tutores.

  CadÚnico

O Cadastro Único deve ser feito na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Smds – situada na rua Procópio Gomes, 871, em frente a escola estadual Gabriel Miranda. Após o cadastro feito, as famílias irão até a SMDR para orientações a respeito da castração.

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Cruz Alta

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!