Busca rápidaX

MANCHETES

Centro de Operação de Emergência é reativado em Ijuí para orientar sobre coronavírus

12 de março de 2020

Um Seminário Regional sobre o coronavírus foi realizado na tarde desta quinta-feira (12), no Hospital de Caridade de Ijuí. O encontro foi organizado pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde e teve a participação de secretários e profissionais dos 20 municípios de abrangência do órgão.

De acordo com o Coordenador da 17ª CRS, médico João Zimermann, no seminário foram traçados planos para atender casos suspeitos. Inclusive, no prédio da coordenadoria,  o Centro de Operação de Emergência (COE) foi reativado e está disponível para a população que queira orientações sobre a doença.

O médico ainda afirmou que existe uma grande probabilidade do vírus chegar na nossa região e, por isso, a Prefeitura de Ijuí deverá anunciar nos próximos dias uma Unidade de Saúde Referência, onde todos os casos suspeitos serão atendidos. “Queremos evitar que as pessoas circulem em muitos ambientes e se dirijam aos hospitais”, destaca.

Outro ponto enfatizado pelo coordenador é sobre o atendimento a domicílio. Segundo ele, qualquer pessoa que apresentar algum sintoma do Covid-19 deverá ligar para a Unidade Básica de Saúde de sua cidade e solicitar atendimento. Ele diz que os profissionais dos municípios que compõe a 17ª CRS estão preparado e farão atendimento nas casas, coletando material e enviando para análise. “As pessoas que tenham algum sintoma não devem sair de casa e nem frequentar o trabalho. Precisamos evitar contatos com outros para que não haja ainda mais contaminação”, ressaltou.

Também devido a epidemia do Coronavírus, uma reunião foi realizada hoje no gabinete do prefeito Valdir Heck, o qual definiu o fluxo de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde de maneira preventiva, e quais as medidas após a identificação de um possível contágio de pacientes. Conforme o secretário municipal da Saúde, Josias Pinheiro, a Secretaria também já possui os equipamentos de proteção individual necessários, para que todos os servidores da área trabalhem de maneira segura.

Devido a relevância do assinto, o prefeito Valdir Heck decidiu realizar uma coletiva de imprensa amanhã (13), às 10 horas, no Salão Farroupilha da prefeitura. Todas as informações serão repassadas à comunidade.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!