Busca rápidaX

MANCHETES

Centro de Triagem Covid de Ijuí amplia estrutura e redireciona realização de testes

21 de janeiro de 2022

Em função da alta demanda pelos serviços, o Centro de Triagem de Ijuí ampliou a estrutura e agora também ocupa toda a parte térrea do prédio da secretaria municipal de Saúde, à rua 19 de Outubro, desde a tarde de ontem.

O Centro de Triagem já estava situado no mesmo imóvel, mas num espaço menor. O coordenador do CT, Francisco Korb, explica que havia 19 consultórios e agora são 27. Por turno atuam entre 6 e 8 médicos. Foi necessário deslocar médicos de ambulatórios para o Centro de Triagem, devido ao grande volume de pessoas que procuram o órgão com suspeita de Covid ou sintomas de problemas respiratórios. Também ocorreu aumento de enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionistas. No térreo da secretaria da Saúde ijuiense havia o ambulatório que atendia moradores do centro de cidade e regiões vizinhas.

A partir de agora, quem agendou consultas sobre outros problemas de saúde, que não seja a Covid, no posto de saúde central, deve comparecer no segundo piso da secretaria da Saúde para atendimento. Já a partir de agora, as pessoas que eram abrangidas pelo ambulatório central de Ijuí e que necessitam de demais serviços, que não tenham agendado, podem se deslocar para qualquer outra Estratégia de Saúde da Família.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, Francisco Korb também falou sobre outra alteração, ou seja, mudança de local os testes Covid. A partir de hoje, todos os testes para detecção ou descarte de Coronavírus, encaminhados pelo Centro de Triagem ou pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento – são efetuados num espaço exclusivo no prédio do Cerest, à rua Irmãos Gressler, número 144, ao lado da Corsan. O trabalho no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador ijuiense ocorre todos os dias da semana, também sábados e domingos, das 8 horas ao meio-dia e das 13 e 30 às 17 horas e 30 minutos. O objetivo é reduzir a aglomeração de pessoas no Centro de Triagem e evitar maiores filas, além de diminuir a sobrecarrega de serviço para os funcionários.

Os primeiros atendimentos e as consultas de pessoas com suspeita da Covid seguem no Centro de Triagem ou UPA, apenas com os testes do Cerest. Desde o início deste mês, o Centro de Triagem de Ijuí registra muita procura por atendimentos por parte de pessoas com problemas respiratórios e suspeita da Covid, aliás, com alto número de novos casos da doença no município. No mês passado, o Centro de Triagem teve média de 50 consultas por dia. Ontem foram 310 atendimentos. A média diária de novos casos Covid, confirmados através do Centro de Triagem, está em 140. Praticamente metade das pessoas que procura o local tem a confirmação da doença.

Óbito

O município de Ijuí registrou o óbito de número 263 por Covid. No HCI faleceu um homem, de 58 anos. Ele também era portador doença cardiovascular crônica, diabético e tinha doença renal crônica. A vítima estava internada desde o dia 10 deste mês. E tinha sido imunizada com duas doses da vacina antiCovid. O homem morava no bairro Progresso. Por outro lado, ontem, Ijuí contabilizou 319 novos casos da Covid.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!