Busca rápidaX

Centro de Valorização da Vida (CVV) promove ações alusivas ao ‘Setembro Amarelo’

1 de setembro de 2020

No próximo dia 10 de Setembro é celebrado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Em decorrência da data, durante os próximos 30 dias são desenvolvidas ações especiais em todo Brasil, relativas ao ‘Setembro Amarelo’.
Conhecido como um dos principais canais de apoio emocional e prevenção ao suicídio, o CVV- Centro de Valorização da Vida é referência no assunto, já que presta atendimento voluntário e gratuito a todas as pessoas que querem e precisam conversar. A ação ocorre através de contato telefônico pelo 188, e-mail e chat, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Em Ijuí, o CVV existe há dois anos, e atende em uma sala localizada junto ao HCI- Hospital de Caridade de Ijuí. A reportagem da Rádio Progresso conversou recentemente com a coordenadora do serviço em Ijuí, Vera Pompeo, que assim como os outros integrantes, presta o apoio voluntariamente. Segundo ela, centenas de ligações são recebidas todos os dias, com os mais variados relatos e desabafos. “Há quem nos liga pra desabafar sobre tristezas, dores, desilusões, ou simplesmente pra conversar”, afirma.

Vera Pompeo destaca que para se tornar um voluntário do Centro é preciso ter no mínimo 18 anos e passar por algumas etapas. A primeira delas é o PSV- Programa de Seleção de Voluntários. Depois de selecionado, o voluntário passa por, no mínimo, 36 horas de cursos, para após iniciar o estágio, que ocorre durante três meses, através de plantões uma vez na semana, durante o período de quatro horas, para somente depois ser efetivado como voluntário. Durante a capacitação, o voluntário passa por várias atividades de autoconhecimento, para que o emocional esteja pronto e preparado para ajudar outras pessoas.

Atualmente são 18 voluntários atendendo na unidade de Ijuí, porém, as ligações recebidas vem de todo Brasil.

Durante este mês de Setembro, o Centro de Valorização da Vida desenvolve diversas ações em decorrência do Setembro Amarelo, porém, em função da pandemia, os eventos ocorrem de forma online, através de encontros virtuais e transmissão de lives com representantes nacionais do CVV.

Ainda segundo a Coordenadora do serviço em Ijuí, se na sua cidade ainda não existe uma unidade, basta entrar no site oficial através do endereço: cvv.org.br e informar o e-mail para cadastro.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!