Busca rápidaX

MANCHETES

Centros de formação de condutores retomam gradativamente atividades

25 de maio de 2020
Foto: Detran RS

Com a adoção do modelo de distanciamento controlado pelo Governo do Estado, o DetranRS começa a retomar hoje algumas atividades que estavam suspensas em virtude da pandemia. Os exames para a Carteira Nacional de Habilitação está sendo retomada de forma gradual, iniciando pela capital do estado. Após, esses exames teóricos devem ser estendidos para as regionais e posteriormente para os Centros de Formação de Condutores. Os exames práticos serão retomados, também gradualmente. No entanto, apenas a partir de 1° de junho.

Embora amparada nos protocolos de prevenção dos decretos estaduais, a aplicação de exames possui algumas especificidades que serão levadas em conta para a segurança de candidatos e servidores. Na aplicação de exames teóricos, por exemplo, o número de vagas respeitará a lotação máxima das salas, a ser calculada observando o distanciamento de um metro entre as estações de trabalho ou cadeiras dos candidatos, com uso obrigatório de EPIs. O local de prova deverá disponibilizar álcool em gel e os leitores biométricos e estações de trabalho deverão ser higienizados após cada atendimento.

A agenda para os exames práticos será disponibilizada conforme o total de examinadores de trânsito aptos a realizar os exames, ou seja, excluindo aqueles profissionais que estejam no grupo de risco.  Após a aplicação de cada exame será feita a higienização dos veículos, tablets e outros materiais utilizados. O exame de quatro rodas deverá ser realizado preferencialmente com os vidros abertos. Para duas rodas, será exigido que o candidato utilize seu próprio capacete.

Em Ijuí, foram retomadas hoje as aulas teóricas, no entanto, no formato online. Conforme os centros de formação de condutores, as aulas práticas já acontecem normalmente, obedecendo os protocolos de higiene. Além da primeira habilitação, outros procedimentos como renovação de carteira também já estão feitos em Ijuí.

Mesmo com as aulas e demais processos sendo normalizados, as provas tendem a registrar uma demora maior pra acontecer. Para que ninguém seja prejudicado, o Conselho Nacional de Trânsito aumentou o prazo para conclusão do processo de habilitação. O período para conclusão passou de um ano para 18 meses, dando um fôlego de seis meses para realizar todas as etapas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Detran RS
error: Conteúdo protegido!