Busca rápidaX

MANCHETES

Cerca de nove mil pessoas deverão ter o título eleitoral cancelado em Ijuí por falta de biometria

9 de março de 2020

Dados apontam que até o momento em torno de 84% dos eleitores de Ijuí fizeram a biometria. Com isso, ainda precisam realizar a coleta de dados digitais cerca de 11 mil eleitores. É um número muito alto e nem todos vão conseguir fazer a biometria até quarta-feira, 11, último dia para o trabalho.

Fila para aguardar a biometria

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a chefe do Cartório Eleitoral de Ijuí, Sônia Reinke (foto), disse que por dia a capacidade é de efetuar a biometria para cerca de 250 eleitores. Ela explicou que até quarta-feira, quem procurar atendimento e não fizer a biometria, receberá senha para o serviço nos dias posteriores.

Mas quem for no Cartório Eleitoral de Ijuí a partir de quinta-feira, 12, sem a senha, não poderá fazer a biometria e terá o título de eleitor cancelado. Dessa forma, por exemplo, a pessoa não terá possibilidade de votar nas eleições municipais de outubro deste ano, além de outros problemas, por exemplo, inviabilização de retirar passaportes, fazer empréstimos, dentre outras questões.

O Cartório atende do meio-dia às 19 horas. Nos últimos dias foram registradas longas filas, inclusive ontem, quando o órgão abriu em horário extra. Hoje, logo depois das 6 horas, já havia muitas pessoas na fila a espera do atendimento que começou ao meio-dia. A estimativa é que nove mil eleitores não consigam fazer a biometria e tenham o título eleitoral cancelado em Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí