Busca rápidaX

MANCHETES

Ceriluz conclui alimentador que conectará terceira subestação às redes de distribuição

25 de agosto de 2020

A Ceriluz finalizou domingo, 23, a construção de um alimentador, em Ijuí, que vai interligar a Subestação (SE) Ceriluz 03 ao sistema de distribuição de energia da Cooperativa. A rede, de aproximadamente 4,4 quilômetros de extensão, parte do local da subestação em construção na Linha 01 Leste, anexo à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Ijuí Centenária, também em obras, e se estende paralela a RS-155, acessando as ruas Benjamim Barriquelo e Hermann Wasserman até chegar a BR 285, onde se conecta ao sistema de distribuição da Cooperativa.

Trata-se de um alimentador quadruplo, com redes compactas de 185mm, onde uma irá abastecer a região Norte de Ijuí, duas atenderão as empresas e indústrias de grande porte localizadas na área industrial do município e a quarta vai se conectar a SE Ijuí 01 e abastecer a região leste. “Dessa forma essa rede estará interligada a duas subestações, o que representará maior confiabilidade na distribuição de energia e auxiliará em futuras manobras, minimizando a necessidade de desligamentos para manutenções de emergência ou preventivas da rede”, explica o engenheiro eletricista da Ceriluz, Bráulio Schussler.

A obra teve início em março e exigiu aproximadamente R$1.600.000 em investimento. No transcorrer dos trabalhos foram realizados desligamentos programados definidos de forma a minimizar os efeitos da falta de energia para as indústrias ali localizadas e também aos demais consumidores.

Por isso, em algumas oportunidades, a opção pelos domingos, a exemplo deste dia 23 de agosto. “O trabalho foi realizado em etapas, primeiro com a instalação dos postes em todo o traçado, posteriormente instalando ou migrando o cabeamento. Para as tarefas que exigiam a interrupção no fornecimento de energia, ampliamos nossas equipes para diminuir o tempo de interrupção, caso desse último domingo”, relata Rúbio Basso, responsável pelo setor de manutenção e construção de redes.

No desligamento de domingo foram aproximadamente 80 pessoas envolvidas, divididas em 14 equipes da cooperativa e terceirizadas. “Nós, inclusive, agradecemos aos associados e administradores das empresas atingidas pelos desligamentos, pela compreensão e cooperação. Sabemos dos transtornos, mas com certeza, é uma melhoria que irá contribuir com o abastecimento daquela área e com o desenvolvimento do município como um todo”, complementa Schussler.

A Subestação – A rede será conectada à Subestação Ceriluz 03, em construção no município de Ijuí, anexa à Casa de Máquinas da PCH Ijuí Centenária, empreendimento em fase de conclusão. A nova estrutura de transformação de energia está prevista para operar em maio de 2021 e terá uma capacidade instalada de 20/25 Megavolt-ampere (MVA), servindo, inicialmente, para dar vazão à geração de energia da usina, com capacidade instalada de 07 Megawatts (MW).

Contudo, a SE Ceriluz 03 será conectada à SE Ijuí 02, da Eletrosul, e interligada à SE Ceriluz 01 – Reinoldo Luiz Kommers, garantindo qualidade no abastecimento de energia da Cooperativa. A SE Ceriluz 03 será a terceira subestação rebaixadora da Cooperativa, somando-se às subestações SE Ceriluz 01 – Reinholdo Luiz Kommers, localizada na comunidade de Chorão, em Ijuí, com 22,5 Megavolt-ampere (MVA) instalados, e a SE Ceriluz 02 – Aparício Piccinin, localizada na comunidade de São Jacó, em Santo Augusto, com capacidade de 15 MVA.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Ceriluz
error: Conteúdo protegido!