Busca rápidaX

Ceriluz entregará prédios reformados da Usina Velha para a prefeitura

18 de maio de 2020

Conforme acordo feito com a prefeitura de Ijuí, a Ceriluz realiza reforma de dois prédios da Usina Velha do município, no rio Poriribú, imediações da ERS 155. Isso ocorre como forma de compensação pela edificação da Pequena Central Hidrelétrica Sede Dois Centenária, que a Ceriluz constrói na Linha 4 Leste, também no rio Potiribú, imediações da Usina Velha.

Além disso, a cooperativa repassa 55 mil metros cúbicos de pedra, cujo material saiu da perfuração do túnel da nova usina, para colocação na cabeceira do aeroporto ijuiense, o que vai possibilitar aumento da pista.

O presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, explica que nessa semana haverá término da reforma dos dois prédios da Usina Velha, com entrega das obras para o Executivo ijuiense na próxima semana. As estruturas já estão desativadas. Iloir de Pauli também comenta que a Usina Velha vai ser desativada assim que entrar em operação da nova PCH da Ceriluz, o que deve acontecer em julho deste ano.

Isso porque, por serem próximas as duas estruturas, não existe água suficiente no rio Potiribú para funcionamento de ambas usinas. Iloir de Pauli ainda informou que as duas turbinas da PCH Sede Dois Centenária já estão instaladas, portanto, a obra bem encaminhada para a conclusão. Ainda haverá, por exemplo, os testes e vai ser necessário aguardar a licença de operação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí