Busca rápidaX

Ceriluz recebe autorização para operação comercial de usina construída em Ijuí

21 de dezembro de 2020

O Diário Oficial da União publica, hoje, a liberação para operação comercial por parte da Pequena Central Hidrelétrica Ijuí Centenária, construída pela Ceriluz no leito do rio Potiribú, Linha 4 Leste, atrás do parque Wanderley Burmann, em Ijuí. Conforme o presidente da cooperativa, Iloir de Pauli, trata-se da última liberação, pois após os testes, a Agência Nacional de Energia Elétrica autoriza as usinas para produção de energia de maneira comercial. Com isso, a PCH Centenária venceu todas as etapas.

No dia 26 do mês passado, a usina havia recebido a autorização da ANEEL para atuação em testes. A partir do mês que vem a Ceriluz vai passar a vender toda a energia elétrica da PCH no mercado livre. A cooperativa ijuiense já tem contrato para os 12 meses de 2021, que deve render 9 milhões de reais.

Também já está fechada a venda de 70% da produção a partir de janeiro de 2024, por período de 30 anos, definido por meio de leilão de geração realizado pela ANEEL. Apenas essa comercialização via leilão vai representar ingresso de 118 milhões e 500 mil reais. Além de ter a receita fixa garantida, a Ceriluz ainda vai ter 30% da energia disponível para realizar negócios livremente.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí