Busca rápidaX


Ceriluz recebe novas licenças para iniciar operação de usina construída em Ijuí

25 de novembro de 2020

A Ceriluz está prestes a colocar em funcionamento a usina PCH Centenária, construída na Linha 4 Leste, no rio Potiribú, fundos do parque Wanderley Burmann de Ijuí. Segundo o presidente da cooperativa, Iloir de Pauli, segunda-feira a Ceriluz recebeu a licença de operação, emitida pela Fepam – Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Já ontem, houve a liberação do empreendimento por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Iloir de Pauli frisa que agora é aguardada para sexta-feira, 27, a liberação para testes da usina por parte da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. A construção da PCH Ijuí Centenária durou pouco mais de dois anos. A usina vai ter capacidade instalada de 7,9 Megawatts.

Por outro lado, a Ceriluz participa da construção de uma usina no rio Ijuizinho, comunidade de Ponte Queimada, em Boa Vista do Cadeado, limite com o município de Jóia. A parceria ocorre com a Coprel. A Ceriluz é detentora de 59% de participação e a cooperativa de Ibirubá, 41%. O investimento é de 30 milhões e 200 mil reais. A potência vai ser de produção de 4,85 Megawatts de energia. No momento acontece edificação da casa de máquinas e finalização do canal adutor da usina Igrejinha.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí