Busca rápidaX

Chuva ajuda, mas região terá que aguardar para retomar plantio da soja

30 de novembro de 2020

Se até semana passada faltava chuva para plantar soja, agora os agricultores precisam esperar passar um pouco a umidade do solo para reiniciar o cultivo. Isso em função das chuvas registradas entre a noite de sábado até o momento.

Dados do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, apontam acumulado de 50 a 100 milímetros dentre os 44 municípios de abrangência. Mais ao norte, por exemplo, região de Santo Augusto, a chuva foi mais intensa. Porém, também teve diferença dentro de municípios, como é o caso de Ijuí, com variação a partir de 50 milímetros.

Se o tempo se estabilizar, quarta-feira os produtores deverão retomar o plantio da oleaginosa. Porém, como há previsão de mais chuva, possivelmente o reinicio vai acontecer no final desta semana. Para Ijuí, a tendência é de chuva, especialmente, quarta-feira, com cerca de 25 milímetros.

O agrônomo da regional da Emater de Ijuí, Gilberto Bortolini, ressalta que o cultivo da soja está um pouco atrasado em relação à safra passada, mas ainda dentro do período, que vai até 31 de dezembro. O indicado é que o trabalho seja feito até 15 ou 18 do próximo mês.

Na média, o plantio da oleaginosa está em cerca de 50% na região. Nos municípios de Cruz Alta e Jóia, por exemplo, o cultivo está mais atrasado, visto a falta de chuva; já Catuípe e Ijuí mais avançado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí