Busca rápidaX

Chuva generalizada traz alento para produtores de soja na região de Ijuí e ajuda no plantio do milho

12 de fevereiro de 2019

A chuva registrada nas últimas horas na região de Ijuí, ajuda sobremaneira o desenvolvimento da soja, que está na maior parte em granação. Especificamente em Ijuí, a Emater mantém a perspectiva de rendimento médio da soja em 55 sacas por hectare. Se não chovesse nesta semana, haveria redução nesta previsão de produtividade.

Na Colmeia do Trabalho, em torno de 95% da soja está em formação de grãos. A chuva também propicia a retomada do plantio do milho de segunda safra. Em Ijuí já ocorreu cultivo de aproximadamente 300 hectares de milho safrinha para grãos. O esperado é 800 hectares.

Também na Colmeia do Trabalho, para silagem da segunda safra, praticamente todo o milho já foi cultivado, total de 2.350 hectares. Por outro lado, a colheita do milho da primeira safra 2018/2019 em Ijuí está em cerca de 50%, com rendimento entre 140 e 170 sacas por hectare.

Já a silagem de milho, também da primeira safra, está praticamente concluída. Cada hectare de milho produziu, em média, 50 tonelada de silagem. A quantidade fica acima do tradicional, que é de 40 a 42 toneladas para a microrregião de Ijuí.

Volumes

Depois de um certo período de estiagem, a região de Ijuí voltou a ser beneficiada com chuva de forma generalizada. A precipitação climática começou no final da tarde de ontem e seguiu durante a noite. Conforme ouvintes da RPI, a média ficou entre 20 e 40 milímetros.

Na cidade de Ijuí choveu em torno de 30 milímetros; no distrito de Mauá cerca de 40; distrito de Floresta, entre 25 e 30; e no distrito de Barreiro, também em Ijuí, 25 milímetros. Em Augusto Pestana, localidade de Rincão dos Müller, por exemplo, foram 22 milímetros de chuva; Ijuizinho, 30; no município de Jóia, em torno de 20; comunidade de Santa Tereza, Catuípe, 32; no município de Nova Ramada entre 30 e 35; e Santa Lúcia, Bozano, 25 milímetros.

Ouvintes da Progresso também relataram chuva de 30 milímetros em Santo Ângelo; 90 no bairro Sulina, em Santa Rosa; ainda entre 35 e 42 em Ajuricaba; também 18 em Rincão dos Anjos, interior de Eugênio de Castro; 22 na cidade de Pejuçara; na Linha 8, Coronel Barros, 40; e Esquina Gaúcha, município de Entre-Ijuís, 30 milímetros. Já em Boa Vista do Cadeado foram cerca de 20 milímetros de Chuva e em Tapera, 30 milímetros.

Em Braga choveu 30mm; Derrubadas, 19mm; Vista Gaúcha 11mm; Redentora, 40mm; Coronel Bicaco, média de 30mm; Campo Novo, 33mm; Barra do Guarita, 30mm; e Miraguaí de 35mm a 45mm. 

Compartilhar
  • 94
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    94
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!