Busca rápidaX


MANCHETES

Chuvas irregulares deixam região sul de Ijuí em situação difícil na área agrícola

14 de dezembro de 2020

A região sul do município de Ijuí está bastante castigada pela falta de chuva. Ontem, por exemplo, houve apenas pancadas nos distritos de Barreiro e Alto da União e arredores. As chuvas anteriores também foram de baixo acumulado. Isso prejudica, especialmente, a soja e milho. O extensionista da Emater, Edewin Bernich, ressalta que a falta de umidade no solo atrasa o plantio da soja e o desenvolvimento do que já foi cultivado.

Mesmo em lavouras onde choveu bem, ontem, Bernich alerta para que os agricultores verifiquem as sementes colocadas no solo, pois há casos em que o plantio aconteceu há vários dias, por isso, pode ter problemas na germinação. Quanto ao milho, levantamento indica que as lavouras em melhor desenvolvimento em Ijuí deverão ter rendimento máximo entre 50 e 60 sacas por hectare.

Porém, existem áreas de milho com muitas perdas devido à falta de chuva, inclusive, alguns produtores efetuam corte para pasto, pois a capacidade de produção é muito baixa. Alguns locais da região chegaram a registrar, ontem, cerca de 100 milímetros de chuva. Por outro lado, na região norte de Ijuí a realidade agrícola é melhor. Ontem, por exemplo, a chuva foi mais volumosa.

Na localidade de Capão Bonito, distrito de Mauá, o acumulado chegou a 90 milímetros. Sobre demais índices de chuva, em Caçador, interior de Catuípe, ontem houve 60 milímetros; vila Salto, Bozano, 142; e Santa Lúcia, também Bozano, 90 milímetros. Já na comunidade de Parador, Ijuí, foram 12 milímetros; Linha 29, Ajuricaba, 50; numa propriedade de Alto da União, 5; mas em outra propriedade, também de Alto da União, 30.

No distrito de Santana choveu 45 milímetros; ainda 45 na localidade de Assis Brasil, interior de Nova Ramada; além de 57 milímetros em Pejuçara. Já na comunidade de Potreirinhos, interior de Jóia, não choveu. Para amanhã, existe a tendência de 25 a 30 milímetros em Ijuí e região, ainda chuva para quarta e quinta-feira.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí