Busca rápidaX

Chuvas não devem causar prejuízo em soja na região de Ijuí, mas previsões preocupam

13 de março de 2019

Uma pequena parcela da soja já está pronta para colheita em Ijuí e as chuvas intensas desta semana não devem trazer prejuízos para os grãos. Porém, conforme o agrônomo da Emater, João Burati, a apreensão fica para os próximos dias, visto que existe previsão de mais chuva e no período de uma semana vai aumentar bastante a área com soja para a colheita.

Houve erosão em algumas partes de lavouras, alagamento em baixadas, além de que arroios e riachos transbordaram. Nesses transbordamentos, especificamente, a soja existente nas imediações dos rios sofrem parte de danos.

Em torno de 80% da oleaginosa em Ijuí está em diferentes fases de maturação e o restante em granação. Já houve colheita de poucas lavouras. O agrônomo João Burati ressalta que assim que passar o período chuvoso, ainda há produtores que precisam aplicar produtos na soja mais atrasada para controle de doenças e insetos.

No tocante ao milho de segunda safra, em Ijuí, a Emater constata que a cultura está em desenvolvimento e floração e as chuvas trazem bom auxílio.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí