Busca rápidaX


MANCHETES

Cisa e Unijuí agilizam tratativas para receber equipamento para testes da Covid-19

8 de maio de 2020

O Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), com sede em Ijuí, e a Unijuí, agilizam tratativas para receber o mais breve possível o equipamento para exames do novo coronavírus. O aparelho foi comprado pelo Cisa de uma empresa dos Estados Unidos, com custo de 125 mil reais.

Além disso, houve investimento de mais 98 mil reais na aquisição de insumos e kits para coleta de materiais das pessoas, necessários para realização do exame da Covid-19. O Cisa vai repassar o equipamento em forma de comodato para a Unijuí, que fará a instalação junto à estrutura do laboratório de análises clínicas, no campus de Ijuí.

A diretora executiva do Cisa, Elisabete Rolim de Jesus (foto), disse que inicialmente serão atendidos 41 municípios ligados à Associação de Municípios do Planalto Médio, com sede em Ijuí, e à Associação de Municípios da Região Celeiro. Porém, o Comaja – Consórcio de Municípios do Alto Jacuí – região de Cruz Alta, já solicitou parceria a fim de realizar exames da Covid-19 na Unijuí.

O professor da Unijuí, Matias Frizzo (foto), por sua vez, explica que a universidade realiza remodelação do espaço físico onde vai ser instalado o equipamento, com todas as normas de segurança para os profissionais que farão os testes.

A coleta das amostras nos pacientes vai ser realizada nos municípios, por profissionais das secretarias da Saúde. O Cisa vai cobrar 49 reais o valor de cada teste para as prefeituras. Por dia o laboratório do novo coronavírus na Unijuí poderá fazer em torno de 90 testes, com atuação nos três turnos.

A perspectiva é que o aparelho chegue em Ijuí na metade do próximo mês. No entanto, para agilizar os testes, o Cisa e a Unijuí negociam a possibilidade de alugar um aparelho para fazer o mesmo exame, até que chegue o equipamento que foi comprado.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí