Busca rápidaX

Cláudio da Cruz de Souza vence processo seletivo e segue como coordenador da 36ª CRE

2 de setembro de 2019
Cláudio da Cruz de Souza recebeu um certificado das mãos do governador Eduardo Leite

O Governo do Estado concluiu o processo seletivo do programa Qualifica RS e anunciou os profissionais selecionados em ato na manhã desta segunda-feira (02), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Cláudio da Cruz de Souza foi o escolhido pelo governo do Estado para comandar a 36ª coordenadoria regional da educação com sede em Ijuí, que abrange 12 municípios. Souza está a frente da CRE desde a gestão anterior como indicação política e neste ano ficou como coordenador interino. Ele superou todas as etapas do processo seletivo e será um dos 10 coordenadores selecionados pelo Qualifica RS, que já atuaram em algum momento nas coordenadorias. O coordenador garante que a educação é uma prioridade do governo, e que vai trabalhar para vencer os desafios diários. As prioridades, segundo Souza, são melhorar os índices de aprovação dos alunos e reduzir os números de distorção idade-série, que na região já são positivos, com resultados melhores que as médias do Estado e do país, além de qualificar os professores e servidores da educação. Outra demanda é a melhoria das estruturas nas escolas, cujos prédios são antigos. O coordenador revela que R$ 11 milhões foram investidos na infraestrutura das instituições de ensino da regional, e espera que os investimentos continuem na gestão de Eduardo Leite.

Celebrado pelo governo como iniciativa inovadora, o Qualifica RS foi lançado em abril com a missão de selecionar 33 profissionais para preencher os 30 cargos de coordenadoria regional da educação e mais três posições de liderança estratégica na secretaria de planejamento, além de capacitar 90 líderes ligados ao Poder Executivo. O processo seletivo, desenvolvido a partir de parceria do governo com o terceiro setor, teve ao todo 5 etapas,  desde a análise curricular até as entrevistas com um colegiado formado por especialistas e o próprio gestor direto. Foram mais de 4 mil inscritos, dos quais 92 tiveram seus perfis selecionados para a área da educação na última etapa, segundo o secretário Faisal Karam.

O coordenador da 36° permanece na Capital até sexta-feira para uma série de reuniões, chamada de “imersão” pelo governador Eduardo Leite, com diretores da secretaria de educação e membros do governo. O objetivo é, para os novos coordenadores, entenderem e conhecerem as características da regional, e também se adaptarem às diretrizes e metas do governo do Estado.

O governador Eduardo Leite celebrou a conclusão do processo seletivo e anunciou que um novo trabalho se inicia a partir do Qualifica RS no sentido de monitoramento e principalmente avaliação dos escolhidos. Leite avisou que não concederá nenhum alívio caso as metas e ações planejadas não sejam implementadas nas coordenadorias. O secretário da educação Faisal Karam comentou que os candidatos não selecionados na última etapa do processo formam um “banco de reservas” técnico para compor outras posições ou eventualmente substituir um dos escolhidos por qualquer razão.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!