Busca rápidaX

Champs Elysees

Clima instável começa prejudicar culturas de inverno em Ijuí e região

2 de outubro de 2018

A condição climática daqui para frente vai ser preponderante para definição de produtividade das culturas de inverno na região de Ijuí. Segundo o funcionário do escritório municipal da Emater de Ijuí, Edewin Bernich, a canola apresenta problemas, em razão de geadas, chuva, vento e doenças, especialmente um problema que prejudica os ramos da planta.

Em Ijuí, já ocorreu colheita de poucas áreas de canola, mas ainda não é possível identificar rendimento médio. O trigo e a aveia sofrem acamamento em várias áreas. Edewin Bernich comenta que na atual fase, a maioria do trigo não consegue voltar à estrutura normal se houver acamamento.

Entre 20 e 30% do trigo em Ijuí está em maturação e a colheita começa em duas semanas. Já em relação à aveia, a situação é mais preocupante, pois parte está pronta para a colheita. Bernich frisou que nas poucas áreas já colhidas é possível verificar redução na qualidade do grão de aveia. O ideal é PH 54 e está em 48.

No município de Jóia, a Emater informou que três agricultores já solicitaram Proagro, visto perdas na canola. Da previsão inicial de produtividade média entre 30 e 35 sacas de canola por hectare, o rendimento em Jóia deve ficar de 20 a 25 sacas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!