Busca rápidaX

Cobra é encontrada em compras de supermercado

28 de setembro de 2021

Uma moradora encontrou um filhote de cobra na pia da cozinha da casa em que mora em Florianópolis. Segundo Patricia Stefany, de 54 anos, o animal estava escondido em uma couve-flor, comprada minutos antes em um estabelecimento no bairro Ingleses, na região Norte de Florianópolis. O flagrante ocorreu na sexta-feira (24).

O biólogo especialista em serpentes, Christian Raboch, analisou a imagem acima e disse que o animal é de uma espécie que não é venenosa (leia mais abaixo).

Segundo a moradora, a serpente saiu de dentro do legume e foi parar na bancada da pia logo após ela manipular o alimento. Por um momento, Patrícia e uma amiga que estava no local chegaram a pensar que o animal era de brinquedo, mas quando perceberam que a serpente era verdadeira acabaram se assustando.

“Ela meteu a mão para segurar achando que era brinquedo. Aí ela [a cobra] só deu uma arranhadinha no dedo, não conseguiu picar. Daí virou um ‘fervo’ esse apartamento. Tu imagina, toda a mulherada, uma gritaria, corre para cá, corre para lá. Ela [amiga], pegou uma vassoura e imobilizou ela [cobra] para que não fosse para outro lugar”, disse.

Após ser capturada, a cobra foi solta em uma área de mata. Patrícia disse que procurou o estabelecimento onde comprou o legume para alertar sobre o caso.

“Foi um susto grande. É uma coisa que a gente, quando vai no sacolão, tem que observar”, afirma.

Inofensiva

De acordo com o Raboch, a cobra encontrada é da espécie Dormideira (Dipsas Neuwiedi). Inofensiva, ela pode ser confundida com uma jararaca, que é venenosa e uma das principais responsáveis por acidentes com picadas no Brasil.

Ao contrário das dormideiras, as jararacas (Bothrops jararaca) possuem um padrão escuro em formato de “V” pelo corpo. Outra diferença, de acordo com o especialista, é que a jararaca conta com uma fissura entre os olhos e a narina, chamada de fosseta loreal.

“No começo é difícil diferenciar pois se tratam de serpentes marrons. Claro que muitas vezes as pessoas não vão reparar nisso, mas é interessante destacar”, explicou.

Ainda de acordo com Raboch, enquanto as dormideiras crescem até cerca de 50 centímetros, as jararacas podem chegar até 1,40 metro.

Fonte: G1. Foto: Patrícia Stefany/Arquivo Pessoal