Busca rápidaX

MANCHETES

Com alta de casos Covid em Ijuí, Centro de Triagem passa atender no limite

14 de janeiro de 2022

Com o número crescente de casos da Covid em Ijuí, total de 423 infectados da última segunda-feira até ontem, a secretaria municipal da Saúde e o comitê de combate à pandemia redobram a atenção, até para analisar possíveis medidas para conter o avanço da doença, que estava estabilizada até o final do ano passado.

Segundo o secretário da Saúde, Márcio Strassburger, há monitoramento diário entre a própria pasta, UPA – Unidade de Pronto Atendimento – rede de urgência e emergência, além do Centro de Triagem. Strassburger frisa que é preciso analisar todos os indicadores para tomar qualquer decisão, no entanto, ele antecipa que pedir para as pessoas ficarem em casa é muito difícil de obter apoio, até pelo período de férias, momento em que a população se movimenta. Determinar o fechamento de tudo, por exemplo, comércio e outras instâncias, conforme o secretário da Saúde de Ijuí, também não é uma alternativa viável, pois já houve essa experiência. Para Márcio Strassburger, é necessário agir com responsabilidade.

O secretário também frisa que o Centro de Triagem de Ijuí está no limite no que se refere à absorção da demanda. Somente ontem, foram atendidas cerca de 230 pessoas com sintomas respiratórios ou de Covid. No entanto, a maioria das pessoas que procuram o Centro de Triagem apresentam sintomas leves, como dores de garganta, de cabeça e no corpo.

Diante disso, os casos confirmados da Covid em Ijuí são leves e não repercutem em internações hospitalares. “A demanda por atendimento é muito superior a qualquer momento que já passamos de pandemia, mas por enquanto os casos são leves, com pouquíssimo ou nenhum comprometimento mais grave”, esclarece o secretário Strassburger.

O Centro de Triagem teve a estrutura ampliada e agora conta com 19 consultórios. Ontem foram contratados mais dois médicos para atender no local. Durante a semana, o atendimento no Centro de Triagem Covid de Ijuí foi ampliado e agora segue até as 22 horas. Nos finais de semana o trabalho vai encerrar as 19 horas. O secretário da Saúde ijuiense ainda enfatiza que o município qualificou os processos de testagem para detectar o Coronavírus e os atestados de isolamento conforme novas normas técnicas.

No início da próxima semana, o comitê regional de combate à Covid, que abrange Ijuí e municípios vizinhos, deverá ter reunião com o gabinete de crise do governo gaúcho a fim de verificar ações realizadas ou que possam ser implementadas, caso as infecções pela doença sigam em alta.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!