Busca rápidaX

MANCHETES

Com aumento de 456% nos casos de Covid em Panambi, Unidade Sentinela será retomada na próxima segunda-feira

14 de janeiro de 2022

A Administração de Panambi, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retoma os atendimentos prioritários para os sintomáticos respiratórios, a partir da próxima segunda-feira (17), na Unidade Sentinela (US) junto a Academia de Saúde.
A Unidade Sentinela/Centro de Triagem (CT) vai funcionar das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, junto a Academia de Saúde, localizada na Av. Konrad Adenauer (ao lado das quadras de areia, em frente a Mecânica do Mutte).

A Equipe Gestora da SMS, deliberou sobre a necessidade de reabrir uma Unidade Sentinela, após o aumento exponencial de pacientes sintomáticos respiratórios buscando atendimentos junto as ESFs e no Pronto Atendimento Municipal (PA 24H). Somente entre os dias 3 a 9 de janeiro deste ano, 257 atendimentos foram efetuados no PA 24H para pacientes com síndromes gripais; um aumento em relação a última semana de dezembro de 2021 de 54%. Além disso, a SMS computou durante o mês de dezembro/21 um total de 38 casos confirmados de Covid-19 e nestes 13 primeiros dias de janeiro já são 211 casos de Covid-19 confirmados, tendo um aumento de 456% dos casos em Panambi.

A Saúde informa ainda que os usuários que necessitarem de atendimento fora do horário de funcionamento da Unidade Sentinela, caso não consigam aguardar para buscar o atendimento no dia seguinte, deverão buscar o atendimento junto ao Pronto Atendimento Municipal (PA 24H).
Cabe lembrar que na Academia de Saúde já estão sendo feitos os testes de Covid-19, desde o início da pandemia, portanto, a partir da segunda-feira (17) os pacientes sintomáticos respiratórios poderão buscar o atendimento no mesmo local e os casos após testagem terem confirmados a contaminação já receberão imediatamente a medicação que o profissional médico julgar necessária.

Conforme a Coordenadora de Gestão em Saúde, Amelus Noschang Hartemink e a Coordenadora de Urgência e Emergência Bruna B. C. Machado, responsáveis pela interlocução com as ESFs e pelo Pronto Atendimento Municipal, respectivamente, a atitude de oportunizar ao usuário um atendimento diferenciado e voltado especificamente para os sintomáticos respiratórios é fundamental para evitar que estes usuários mantenham contato com os demais pacientes e fiquem deslocando-se para vários lugares, evitando assim a propagação do vírus.
Para o Secretário de Saúde Romário Heitor Malheiros, “é extremamente importante neste momento delicado, quando o mundo está passando novamente por uma grande contaminação causada pela variante Ômicron, que sejam tomadas ações e atitudes objetivas e práticas para conter o avanço da pandemia em Panambi. Reitera ainda, a importância fundamental do uso de máscaras, evitar aglomerações e manter o distanciamento social”.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Assessoria de Comunicação de Panambi
error: Conteúdo protegido!